Filhotes: veja como cuidar dos cães e gatos

Cuidados e produtos específicos fazem toda a diferença na saúde dos pequenos

Receber um novo amigo em casa é sempre uma alegria para toda a família. Confira algumas dicas para cuidar do mais novo membro da família:

1 – Vermifugação: As primeiras doses de vermífugo, para filhotes de cães e gatos, devem ser administradas aos 15, 30 e 45 dias, conforme peso do animal em cada fase e, após essa programação inicial, continuar o cuidado conforme orientações do veterinário que vacinar o animal.

2 – Vacinação: Os filhotes de cães podem ser vacinados com a vacina óctupla ou déctupla, que previnem as principais doenças nessa espécie. A primeira dose deve ser administrada entre 45 e 60 dias de idade, a segunda dose 21 a 30 dias depois, juntamente com a vacina contra gripe, e a terceira dose 21 a 30 dias após a segunda. A vacina antirrábica deve ser aplicada com 4 meses de idade.

Já os gatos devem tomar a vacina quádrupla ou quíntupla. A primeira dose deve ser administrada quando completar 60 dias, a segunda com 90 e a terceira com 120 dias. E a vacina antirrábica deve ser administrada uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla ou quádrupla.

Após esse programa preventivo inicial dos cães e gatos, as vacinas devem ser reforçadas anualmente.

3 – Controle de ectoparasitas: Além de provocar coceira e desconforto nos peludos, as pulgas transmitem vermes e podem causar alergia. Por isso tratar e prevenir infestações é tão importante. Se os filhotes muito pequenos estiverem com pulgas, o ideal é aplicar spray antipulgas no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Para filhotes com mais de 60 dias, existem opções de antipulgas pour on (para aplicação na nuca do animal). Mas o ideal mesmo é buscar orientação do veterinário sobre o produto mais adequado para seu filhote”, complementa.

4 – Escovação: Outra dica importante é acostumar o filhote com cuidados que farão parte da rotina deles durante toda a vida, como a escovação bucal e dos pelos.

5 – Banho: O ideal é que os filhotes evitem pet shops antes de finalizarem o esquema vacinal, evitando assim contato com outros animais até que seu sistema imunológico esteja preparado. Para manter o filhote limpo os tutores podem dar banho em casa, desde que tomem os devidos cuidados como não molhar os ouvidos dos pets e secar toda a pelagem após o banho. É importante frisar que os produtos de higiene e beleza devem ser de uso exclusivo veterinário.

6 – Passeios: Os passeios na rua ou em parques também só devem acontecer após o término das vacinas, mas o tutor pode ir acostumando o pet a usar peitoral e guia treinando com ele dentro de casa. No retorno do passeio é importante lembrar de limpar as patas do pet, verificando se algum corpo estranho ficou preso aos pelos, e também aproveitar para hidratar as almofadas das patas, pois elas sofrem com o atrito no chão e com temperaturas mais altas.

Com todos esses cuidados, os filhotes crescerão com mais saúde para acompanhar seus tutores por muitos e muitos anos.

- Anuncie Aqui -