Diferente do que se imagina, o inverno é a melhor época para perder peso

A previsão é de dias cada vez mais frios e com a chegada do inverno, a vontade de ir para academia também esfria. Muitos trocam os exercícios para ficar mais tempo em casa, debaixo das cobertas, em frente da TV, saboreando uma pizza ou tomando um chocolate quente.  Tudo isso é compreensível e até cientificamente explicado, uma vez que na estação mais fria do ano o corpo gasta mais energia para manter a temperatura estável e para compensar a perda energética, precisamos consumir mais calorias. Contudo, caso haja excesso, corre-se o risco de a pessoa ganhar uns quilos extras e por isso é fundamental a busca pelo equilíbrio, com a manutenção da atividade física.

“A gente percebe todo ano que nessa época, os frequentadores da academia diminuem, pagam o mês e não vem regularmente, preferem ficar em casa. Mas é preciso manter um equilíbrio entre a atividade física e a alimentação o ano todo para que o resultado apareça. O corpo do verão se constrói no inverno”, afirma Dani Bispo, personal trainer e diretora da Academia Sculptor.

Para Dani, a interrupção da prática dos exercícios é prejudicial e pode comprometer os resultados obtidos pela pessoa ao longo do ano. “Tem alguns que fazem um mês de academia e param. Retomam, vem certinho e depois param novamente. E é tão trabalhoso você conseguir perder alguns quilinhos que ao parar, tudo que foi feito, rapidinho volta. Então é preciso manter uma regularidade”, ponderou.

Se a temperatura externa exige roupas apropriadas para manter o corpo aquecido, na academia, os exercícios também são adaptados ao clima. “Intensificamos o alongamento e o aquecimento porque a temperatura do corpo está baixa, conforme o clima. Assim, elevamos a temperatura corporal para não correr o risco de lesões”, pontuou Dani Bispo.

Com o corpo aquecido, a hora é de malhar. E diferente do que se imagina, é quando cai a temperatura que sobe a possibilidade de a pessoa atingir suas metas com os treinos. “O inverno é amigo e não um vilão. O inverno é a melhor época para perder peso”, sentencia a nutricionista Leydylaura da Luz. “Se você já tem o gasto metabólico maior, você associa com a atividade física e uma alimentação saudável, vai potencializar o resultado”, explicou.

Assim, para “secar” em pleno inverno, é necessário se exercitar e cuidar com o cardápio. A nutricionista explica que as pessoas devem evitar comidas gordurosas como pizzas, lasanhas e calóricas como os achocolatados. “Nessa época as pessoas tendem a diminuir a ingestão de saladas, porque são frias, mas podem consumir legumes cozidos e tomar caldos quentes para combinar com o clima. É preciso tomar água, que também o pessoal esquece, e chás, cafezinho sem açúcar. Evitar as bebidas açucaradas como chocolate quente, os alimentos que têm excesso de gordura como pizza, lasanha, feijoada que tem efeito calórico e atrapalha a perda de peso”, recomendou a profissional de saúde.

Menos 22kg

A aluna da Scupltor, Daiana Cristina seguiu à risca às recomendações e nem ligou para o clima. “Hoje treino melhor no inverno”, disse Daiana que depois de quatro anos de sedentarismo, ela resolveu mudar sua rotina e investir na melhoria de sua saúde. “Estava parada, quatro anos já e cheguei aqui pedindo ajuda. Estava cheia de dores no corpo, com depressão e aí, você vem, no começo até tive que me adaptar, mas depois você vê que está melhorando e hoje, depois de um ano e oito meses, perdi 22 kg”, disse, sorridente Daiana.

Segundo ela, o mais difícil, especialmente no inverno é dar o primeiro passo. “Eu sempre pedi a Deus ânimo para dar o primeiro passo. Precisa decidir, querer, ter amor a saúde e respeito por si mesma. Tem que acordar e vim”, incentivou.

Daiana ratifica, com sua experiência, os benefícios da atividade física, independente da estação do ano. “A academia está relacionada com a saúde e não apenas com a busca do corpo ideal. É um investimento na qualidade de vida, na prevenção de doenças relacionadas a falta de exercícios físicos e na busca por uma vida saudável”, finalizou a diretora da academia Sculptor.

Dimas Rodrigues

- Anuncie Aqui -