Alerta: veja como transportar seu cão de forma segura

O transporte inadequado de pets em veículos coloca em risco a vida de humanos e animais

Existem muitas formas de proteger um pet quando ele sai de carro com seu tutor. O mercado disponibiliza diversos acessórios para garantir a segurança do animal, mas o que preocupa os veterinários é que nem sempre eles são usados da forma correta. Muitos tutores acabam deixando o cão solto dentro do veículo para que possam circular e colocar o rosto pela janela, já que muitos cachorros parecem adorar a façanha.

Cães que não estão usando acessórios para segurança correm o risco de se machucar ou de ferir algum passageiro do veículo. Diante disso fica bem mais fácil lembrar de usar o acessório correto, não é mesmo? Então confira algumas dicas:

1 – Caixas de transporte: A primeira medida para quem prefere levar seu cão em caixa de transporte é verificar o tamanho ideal. A caixa deve possibilitar que o animal fique em pé e que possa rotacionar dentro da caixa. A caixa de transporte deve ser presa ao cinto de segurança do veículo pois, caso contrário, também pode ser arremessada em caso de acidentes.

Também não é recomendado levar a caixa de transporte no porta-malas. Mesmo que ela possa ser fixada, a má ventilação é perigosa e gera estresse para o animal.

2 – Cinto de segurança: O cinto de segurança para pets é uma ótima opção para o transporte do cão no veículo. Além de seguro, o cachorro pode visualizar o tutor e a paisagem externa, ficando mais calmo e sofrendo menos com temperaturas mais altas. Mas ele deve ser usado com um peitoral, pois este distribui os pontos de impacto. Nunca usar o cinto fixado a coleira de pescoço, pois durante o impacto esta pode gerar asfixia e facilitar uma lesão na coluna cervical.

3 – Cadeirinha para pet: Para os pets de pequeno e médio porte (até 15kg), a cadeirinha é a opção mais indicada. Ela deve ser completamente encostada no banco traseiro. A tira de segurança traseira da cadeirinha deve ser fixada no encosto da cabeça do banco de trás e a tira frontal, ao redor do encosto de cabeça do banco dianteiro. O tutor deve passar o cinto de segurança do automóvel por dentro das guias localizadas frontalmente na cadeirinha e, por fim, fixar o gancho para guia no peitoral do animal.

4 – Como transportar outros pets: Gatos que estão acostumados a usar peitoral também podem usá-lo no veículo, mas o mais indicado são as caixas de transporte, pois gatos costumam assustar-se com facilidade. Coelhos e mini pigs podem ser transportados em caixas utilizadas para cães e gatos, seguindo as mesmas regras de espaço e fixação no veículo. Para aves, utilizar também caixa de transporte ou uma gaiola pequena, com comedouro e bebedouros fixos, desde que seja possível prendê-la adequadamente ao cinto de segurança do carro.

Além de todos esses cuidados que proporcionam maior segurança aos pets e tutores, também vale lembrar do bolso. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro não é permitido conduzir animais nas partes externas do veículo (exceto em casos devidamente autorizados), o que caracteriza uma infração grave (multa e 5 pontos na carteira). Transportar animais no colo, meio das pernas ou do lado esquerdo do motorista, é considerada infração média (multa e 4 pontos na carteira).

Siga essas dicas e desfrute dos passeios com seu amigo com maior segurança.

- Anuncie Aqui -