Brasil: o País do carnaval, samba, futebol, praia e cerveja!!!

Aquele que antes era tido como o País do carnaval, samba, futebol, praia e cerveja tornou-se um lugar perigoso e incerto para se viver!  A grande verdade é que, em meio aquilo que diuturnamente através das notícias dos telejornais nos é mostrado, hoje temos somente a xepa de tudo isso! E digo isto porque nós que temos uma das cargas tributárias mais altas do mundo, girando em torno de 35% de nossa receita, não podemos contar sequer com a contrapartida que o pagamento dos altos impostos deveria nos dar, que são os serviços públicos de qualidade, quiçá com o lazer que o samba, futebol, praia e cerveja poderiam trazer.

E como se não bastassem os péssimos serviços públicos, ainda temos que lidar com os serviços privados que nos sãos oferecidos, tais como telefonia, saúde, serviços bancários, vestuário ou alimentação, os quais apesar de caros, em minha modesta opinião, deixam muito a desejar. Mas então o que devemos fazer? Ora, a forma de nos defendermos é começarmos a exigir serviços e produtos de primeiro mundo, já que a tributação e o preço final são, muitas vezes, até superiores aos praticados lá. Devemos sim começar a exigir maior respeito por sermos cidadãos consumidores e pagadores de abusivos impostos.

Alouuuu povo brasileiro, não devemos mais aceitar nossos políticos brincando de fazer política, gozando da nossa cara. Não podemos mais aceitar uma escola de péssima qualidade, a insegurança, ou sermos maltratados nos órgãos públicos, ou mal atendidos em restaurantes, lojas, teatro, cinema, comércio em geral, pagando caro, mas recebendo atendimento, produtos ou serviços de má qualidade. Isto sem falar em termos que tolerar atraso de duas ou três horas em um show pagando ingressos abusivos!!!

Nobríssimo leitor devemos exigir tratamento digno e, quando não alcançado, reclamar nos canais onde possamos colocar nossas opiniões, pois somente assim iremos, aos poucos, conseguir respeito e mostrar que o brasileiro é bonzinho, mas não é otário. Aqui neste espaço, por exemplo, onde temos deixado aberto para opinião de vocês leitores ao longo destes já dez anos não precisaríamos dos dedos das duas mãos para contar as vezes que chegou até nós algum tipo de reclamação em relação a podridão que assola a nossa nação!! Então cadê a voz do povo?

E é assim meu nobre que essa corja que está no comando do país está matando a nossa esperança. Aos poucos, parcelas crescentes da população, sobretudo os jovens, não mais estão vendo em quem, ou pior, em que acreditar. Percebem-se claros sinais de desassossego e angústia nos olhos das melhores pessoas, mas em contrapartida não se vê fôlego para lutar.

E em meio a tudo isso pergunto: você tem dúvida ainda de que vivemos hoje uma maldita guerra urbana? Sequestros com torturas, assassinatos indiscriminados em plena luz do dia, assaltos a bancos sendo explodidos na cara da polícia, balas perdidas, mortes seletivas de policiais, enfim, todas as características que compõem o quadro de um processo que degradará até chegar ao turbilhão incontrolável da desolação social mais completa. E por desacreditar em nossos governantes a nação Tupiniquim, em meio ao terror que assola o nosso país e a falta de confiança naqueles que são responsáveis pela nossa segurança, começa a manifestar os perigosos experimentos de querer fazer a justiça com as próprias mãos. Pasmem senhores, estatísticas apontam que no cotidiano brasileiro estão morrendo mais pessoas do que em algumas guerras civis que acontecem ao redor do mundo nos dias atuais!!!

E o complemento ao desalento da nossa nação e que contribui para esse quadro de desesperança está a inflação, o desgoverno, a corrupção desenfreada. Os preços estão crescendo a galope, enquanto se realiza um verdadeiro arrocho salarial. O trabalhador e a classe média são as maiores vítimas. A saúde pública é o caos já de conhecimento de todos e porque não dizer do mundo inteiro. Enquanto isso, quais são as notícias que nos vem sobre aqueles três poderes que nos governam? Em não poucos casos tem-se a sensação de que eles vivem num mundo à parte…

A ladainha popular sobre o “ter esperança” nos diz também que ela é a última que morre. Será? Vivemos um tempo sombrio em que estão matando a esperança. Que caminhos temos pela frente? Antigamente se dizia que, além da esperança e do futuro, o Brasil era também o país do carnaval e do futebol. Repito, hoje temos só a xepa. O carnaval, como todos já sabem, deixou de existir como festa de autêntica participação popular, pelo menos nos grandes centros. E o futebol … bem, precisa dizer alguma coisa?

Pessimista eu? Não. Estou pretendendo ser realista. Converse nobríssimo leitor consigo próprio ou com alguém sensato. Tire sua própria conclusão. Existem diferenças graduais entre o pessimismo e o otimismo. E no centro está o realismo. Assim já dizia o teólogo irlandês William George Ward, que viveu em meados do século XIX e dizia que “O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.” Que ventos irão soprar as nossas velas?

Um forte abraço e viva O Senhor Jesus!!!

 

- Anuncie Aqui -