Comec lança campanha sobre furtos nos ônibus metropolitanos

Uma campanha institucional sobre cuidados com a segurança no transporte coletivo e a necessidade de registrar o Boletim de Ocorrência (BO) começa a circular nesta semana nos ônibus da Região Metropolitana de Curitiba. Esta é a primeira medida preventiva tomada pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Paraná e as Polícias Militar e Civil. Curitiba, 31/07/2017. Foto: Divulgação COMEC

Uma campanha institucional sobre cuidados com a segurança no transporte coletivo e a necessidade de registrar o Boletim de Ocorrência (BO) começa a circular nesta semana nos ônibus da Região Metropolitana de Curitiba. Esta é a primeira medida preventiva tomada pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e as polícias Militar e Civil.

A falta de segurança no transporte coletivo tem preocupado a Comec que, desde o ano passado, tem feito reuniões com a Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar. Destas reuniões surgiu a ideia de criar uma campanha publicitária para conscientizar a população sobre a necessidade de registrar o BO através do 190 ou pelo site www.delegaciaeletronica.pr.gov.br.

“As empresas registram os roubos e furtos ocorridos nos coletivos e estações tubo mas muitos usuários, que têm bolsas e celulares furtados, não fazem o BO”, diz o diretor-presidente da Comec, Omar Akel ao explicar que o registro do BO é extremamente importante. “Através de estatísticas as polícias Militar e Civil podem fazer um serviço de inteligência e agir de forma mais pontual nas linhas e horários com maior número de ocorrências”.

O Governo do Estado elaborou uma campanha institucional, com cartazes. O lançamento estava sendo aguardado porque, junto com os cartazes, serão feitas palestras para motoristas e cobradores nas empresas, a exemplo do que já foi feito pela Polícia Militar na cidade de Colombo, no ano passado. Este treinamento visa instruir os trabalhadores a não reagir em casos de violência bem como o procedimento a ser adotado em caso de assalto. “O calendário das palestras será definido na reunião do Comitê Permanente de Segurança no Transporte Coletivo”, diz Akel.

CARTAZES – A campanha utiliza cartazes que serão afixados nos ônibus metropolitanos, nos terminais e em algumas estações tubos. O primeiro cartaz, que entra em circulação neste mês, traz a mensagem: “Bolsa Aberta pode dar BO. Previna-se no ônibus deixe fechadas bolsas e mochilas e coloque-as na sua frente. Faça parte de uma segurança melhor para todos. Denuncie qualquer furto. Disque 190 ou faça um BO Online”.

Em setembro, serão colocados cartazes alertando sobre cuidado com o celular, cuja mensagem é “Celular dando mole, pode dar BO. Previna-se, evite guardar o celular no bolso de trás ou em locais muito visíveis”.

- Anuncie Aqui -