Fim do uso da madeira na construção está próximo

Dimas Rodrigues

Você já ouviu falar em Steel Frame? Se não ouviu até agora, saiba que esse sistema utilizado na construção civil em diversos países, cresceu nos últimos anos no território brasileiro, mas deve se tornar em pouco tempo não apenas uma alternativa para construir uma casa, um barracão ou um shopping, mas sim, a opção mais rápida, inteligente e sustentável. O Steel Frame é um sistema de construção a seco que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural, sem a necessidade de utilizar tijolo, madeira ou cimento.

O sistema, diferente do modelo convencional de empilhamento de tijolos e estruturação de madeira, é composto por perfis leves de aço galvanizados que são fechados com placas cimentícias ou painéis de Dry Wall (gesso acartonado). Em Fazenda Rio Grande, a JF Calhas e Perfis seguiu essa tendência do mercado e está comercializando perfis para essa estrutura. O diretor da empresa, Jefferson Zanini destaca a resistência e as vantagens de fazer uma obra utilizando o Steel Frame. “É muito rápido para montar, não faz toda aquela sujeirada na obra com cimento, tijolos e pedras espalhadas. Se gasta hoje uma semana para fazer uma parede, com muita dor de cabeça às vezes, com esse sistema no mesmo dia se levanta essa parede. E mais, não tem custo de manutenção com tratamento contra cupim, não pega umidade, bolor e fora a resistência do aço que é incomparável. Não precisa utilizar madeira, caibro, enfim, veio para substituir a madeira na construção”, enumerou o diretor da JF Calhas e Perfis.

Por usar aço, a estrutura é capaz de enfrentar as piores intempéries da natureza, seja ventos fortes ou tremores de terra. Os perfis ainda recebem um tratamento anticorrosivo especial que garante ao produto uma vida útil superior a 300 anos. Além disso, o aço é 100% reciclável o que atende às exigências de sustentabilidade da sociedade moderna, em que se busca reduzir o impacto ambiental em todos os setores.

Antes da colocação das placas cimentícias, a estrutura se assemelha a um grande “esqueleto de aço”, mas o que parece complexo de entender e construir, a tecnologia do equipamento que fabrica os perfis ajuda. “Depois de que está feita a planta, definido como a pessoa pretende construir a casa, o projeto pode ser colocado em um pen drive. Depois é só colocar esse pen drive no equipamento que ela fabrica certinho cada peça da estrutura. É muito interessante, como se fosse um projeto de um móvel planejado”, destacou Jefferson, da JF Calhas e Perfis.

O perfil Steel Frame é produzido com espessura de 0,95mm, conforme exigência estabelecida pela ABNT. Os perfis além de serem usados em obras de grande, médio e pequeno porte na construção de paredes estruturais também são aplicados nas coberturas, assim, caso uma residência seja construída no modo convencional (alvenaria) poderá utilizar este sistema. “Esses dias entreguei um material para um cliente que fez a estrutura do telhado dele com esse sistema que não impede que a pessoa use a telha de barro, por exemplo.

Outro nicho que ganha força é o de vedação de fachadas em shopping centers, edificações industriais e edifícios comerciais e de habitação, em que se pode substituir a alvenaria e o concreto.

Com tanta vantagem, como os prazos curtos, eficiência produtiva, redução de impacto ambiental, mão de obra qualificada e economia, ninguém pode duvidar que essa tecnologia chegou para dominar o mercado.

 

Serviço

JF Calhas e Perfis para Steel Frame

Rua: Carlos Eduardo Nichele, 1840 – Pioneiros

- Anuncie Aqui -