Mutirão de Saúde atendeu mais de 5 mil pessoas em São José dos Pinhais

Mais de 5 mil pessoas participaram, no último sábado, 26, do mutirão de recadastramento de exames de imagem, o Fila Zero, organizado pela Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais com o objetivo de atualizar, agendar e suprir a demanda no Município. Os usuários que, até o dia 31 de julho, foram inseridos na fila de espera passaram por um recadastramento e agora, efetivamente, vão realizar os exames solicitados.

Para o prefeito Toninho Fenelon, o mutirão é um compromisso com a população. “A saúde pública sempre será um desafio. Então, através da secretaria, a organização do Fila Zero é de suma importância para levar uma saúde de qualidade aos nossos munícipes. É inadmissível uma pessoa ficar três anos esperando para fazer um exame. E saúde de qualidade é um dos compromissos da administração pública. Eu particularmente, estou feliz com essa ação. Sempre que executamos um projeto que melhora a vida das pessoas é motivo de comemorar. Há muitas dificuldades financeiras, mas, mesmo com poucos recursos, estamos fazendo investimentos com responsabilidade para melhorar a vida das pessoas”, conta.

Durante todo o dia, as Unidades Básica de Saúde (UBS) Riacho Doce, Guatupê, São Marcos, Borda do Campo, Afonso Pena, Veneza e Contenda atenderam a população. “Havia mais de 50 mil pessoas esperando para realizar exames e percebemos um absenteísmo muito grande conforme fazíamos o agendamento. O mutirão é para que possamos agilizar a fila e ter o número real de exames que ainda necessitam ser realizados”, explica Giuvana Casagrande, diretora do Departamento de Regulação em Saúde.

Morador de Campo Largo da Roseira, Valdecir Jandro de Souza (40) foi um dos beneficiados pelo Fila Zero. “Achei muito boa a iniciativa. É ótimo para população, que vai ter [os exames] resolvidos em pouco tempo. Por mim, está aprovado”, conta.

O secretário de Saúde de São José dos Pinhais, Giovani de Souza, falou sobre a importância de realizar o mutirão. “Quando agendamos um exame, contratamos uma clínica que prepara toda a estrutura para atender a população. Mas percebemos que, por exemplo, de 70% das pessoas não compareciam para realizar tais exames. De 100 ecografias ginecológicas que foram marcadas, apenas 15 compareceram, mas o serviço contratado tem que ser pago, de qualquer forma. Então, é um gasto desnecessário e, por isso, por esse absenteísmo, vimos a necessidade de realizar esse mutirão para saber o número real de pessoas que necessitam ainda realizar os exames”, explica.

Os exames de imagem que foram recadastrados são: radiografias e ultrassonografias em geral (para todas as partes do corpo); audiometria e Impedanciometria; cintililografia; colonoscopia; densitometria; ecocardiografia; endoscopia; holter; mapa; espirometria; retossigmoidoscopia; teste de esforço; tomografia; ressonância magnética; nasofibroscopia e laringoscopia.

- Anuncie Aqui -