Depoimento de Lula mobiliza esquema de segurança especial e muda rotina em Curitiba

Cerca de mil policiais militares estão mobilizados hoje (13) no esquema de segurança organizado para o segundo depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Justiça Federal, em Curitiba. Lula deve prestar o depoimento no período da tarde, mas desde ontem (12) várias ruas da cidade estão bloqueadas, especialmente na área central e próximas ao prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú e agentes das forças de segurança da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep), Guarda Municipal, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outras, estão atentos a movimentação. O aparato é menor que no primeiro depoimento de Lula na capital paranaense, em maio deste ano, quando 1700 agentes de segurança foram mobilizados.

A estratégia será semelhante à desenvolvida no primeiro encontro de Lula com o juiz da 13º Vara Federal Sérgio Moro em maio deste ano, mas em uma dimensão reduzida. “Esquema muito parecido, porém um pouco menor. Considerando informações repassadas a nós, virão menos pessoas”, explicou o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), Wagner Mesquita, ao comparar os dois eventos.

Os apoiadores do ex-presidente Lula estão concentrados próximos ao prédio da Justiça Federal e na praça Generoso Marques, no Centro de Curitiba. Enquanto que os pró-Lava Jato estão reunidos nas proximidades do Museu Oscar Niemeyer, no bairro Centro Cívico. “A nossa intenção é que não haja qualquer contato entre estes dois grupos, assim como aconteceu no primeiro depoimento do ex-presidente”, disse Mesquita.
No primeiro depoimento a informação inicial era do deslocamento de mais de cerca de 60 mil pessoas, o que acabou não se confirmando.

Cerca de 50 ônibus com apoiadores do ex-presidente estão estacionados próximos ao Estádio do Paraná Clube, para não atrapalhar o trânsito e facilitar o deslocamento dos manifestantes – que estão sendo escoltados pela Polícia Militar.

 

Última atualização às 13h37.

- Anuncie Aqui -