La luna settembrina

Estamos chegando a um momento crítico do ano. Temos falado sobre a água. Bem sabem os agricultores e as famílias de regiões agrícolas que a lua nova do mês de setembro enuncia o índice pluviométrico dos meses que se seguem. Segundo os antigos, os próximos nove meses são “adivinhados” na virada dessa lua. O amigo leitor deve lembrar-se de ter ouvido, em dialeto, os imigrantes italianos dizerem: “La luna settembrina nove lune g’n indavina” – que equivale a, num italiano tradicional: “La luna di Settembre nove lune indovina” (“A lua de setembro nove luas adivinha”). Qual a importância disso?

A importância é a da água para a agricultura! Os próximos quatro a cinco meses são os meses da safra. Milho, soja, feijão, arroz… Os principais alimentos produzidos no país dependerão das chuvas dos próximos meses. Da produção desses alimentos, dependerão os preços nos supermercados e o desenvolvimento econômico das regiões produtoras, impactando as não-produtoras também. Lembramos que a criação animal também depende desses ingredientes. Se a produção de grãos, especialmente de soja e de milho, cair, o preço dos grãos e, consequentemente, o custo de produção da carne aumentará muito, impactando ainda mais a mesa das famílias, a vida já bem contida do nosso povo. Claro, dependendo da região de residência e da área de trabalho, o impacto atinge as pessoas com maior ou menor intensidade; mas todos que compram alimentos são afetados.

Em outras palavras, a virada da lua de setembro prognosticará a saúde econômica do Brasil. Prognosticará também, possivelmente, até mesmo as férias do amigo leitor! Sim, porque a situação econômica regional influencia diretamente nossas escolhas de tirar férias ou não, em que condições, etc… Dependendo de como for a virada da lua – se não chover, por exemplo -, os efeitos certamente se estenderão por toda a nação, atingindo várias esferas da vida sócio-política e cultural. Portanto, na situação atual do nosso país, com a crise avançando a passos largos, esta virada de lua alcança importância especial.

A lua nova virará na madrugada do dia 20 de setembro. Desde três dias antes até um dia depois, é necessário que chova, e que chova bem, para que não falte chuva para as safras. Se chover pouco, teremos pouca chuva para os grãos e a produção será afetada. Mas grave, mesmo, será se não chover… Aí teremos seca. Meses com pouca água. Escassez é um problema seríssimo…

Os fatores que levam a lua de setembro a ser tão claro indicativo das chuvas subsequentes deixamos aos estudiosos da área. Além de prestarmos atenção nos próximos dias, vamos tirar um momento para meditarmos, para nos colocarmos no lugar do pequeno agricultor e sentirmos na pele o que ele a cada safra, porque assim entenderemos melhor os dilemas da vida no campo. Lembremo-nos deles em nossas orações, quando clamarmos pelo nosso país. E tenhamos em mente a importância da água.

 

- Anuncie Aqui -