Ônibus da RMC terão câmeras de segurança até o ano que vem

Os ônibus da Região Metropolitana de Curitiba devem ganhar câmeras de monitoramento até o ano que vem. Essa medida foi definida depois de uma reunião convocada pela Secretaria de Segurança Pública  para tratar de ações de combate a roubos e arrastões no transporte coletivo. O encontro que aconteceu no fim da tarde da última terça-feira (26) teve a participação das polícias, da prefeitura de Curitiba, da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc).

Os representantes da segurança assumiram e reiteraram a importância do monitoramento online e 24 horas, mostrando como a agilidade é fundamental para o bom trabalho da polícia e deixando claro que o foco dos assaltantes tem sido os celulares e demais pertences dos passageiros e trabalhadores, e não o caixa do cobrador.

Entre as propostas apresentadas está a centralização das informações das ocorrências para agilizar as ações policiais. Também foi discutida a necessidade do aperfeiçoamento das informações junto a todos os envolvidos no delito, para que a investigação possa ter resultados melhores.

Guarda Municipal

Outra medida anunciada é de que equipes da Guarda Municipal de Curitiba terão uma presença ainda maior nas estações-tubo e terminais mais movimentados da cidade, para intensificar o policiamento preventivo e ostensivo.

“Já temos feito um trabalho preventivo, integrado com as polícias Civil e Militar, e que agora será ampliado, paralelamente às nossas atividades de inteligência”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Em fevereiro deste ano, a Guarda Municipal criou a Patrulha do Transporte Coletivo, que faz a ronda nos ônibus, com viaturas específicas e ênfase na rede de transporte integrado, com apoio de outras unidades, como o Grupo de Operações Especiais.

Sempre que necessário, outros esforços são direcionados. As equipes da Guarda Municipal atendem uma média de seis ocorrências por dia.

Além da Guarda Municipal, que está reforçando a fiscalização para coibir a ação de fura-catracas, a Polícia Militar do governo do Estado também intensificou as abordagens no transporte coletivo de Curitiba, combatendo furtos e roubos no interior dos ônibus.

Agravamento

A mobilização da Secretaria de Segurança Pública se deve ao agravamento do quadro nas últimas semanas, em que foram registrados casos seguidos de arrastões, um deles, no último sábado, na linha Curitiba – Campo Magro que terminou na morte de uma passageira atingida por um disparo após troca de tiros entre assaltantes e um policial aposentado que estava entre os passageiros e que também ficou ferido.

- Anuncie Aqui -