Paraná queima a gordura no G-4 em derrota para o Ceará

O Paraná Clube não conseguiu manter a sequência de bons jogos na Série B e nessa terça-feira diante do Ceará, concorrente direto pelo acesso, foi derrotado por 1 a 0 no lotado estádio Castelão, em Fortaleza. O Tricolor continua no G-4, mas a vantagem que tinha para o quinto colocado diminuiu de cinco para dois pontos. Além disso, perdeu justamente para o time cearense a terceira posição. Com 52 pontos, o time paranaense ocupa a quarta posição, uma a menos que Vozão que somou 54 pontos. Leandro Carvalho foi o autor do único gol da partida, aos quatro minutos do primeiro tempo.

No Castelão, o Paraná iniciou o jogo com muita dificuldade de marcar o time cearense e de criar jogadas ofensivas. O time sentiu a ausência do volante Gabriel Dias que suspenso foi substituído pelo jovem Luiz Otávio que até conseguiu cumprir a mesma função do titular, mas sem a mesma qualidade na composição defensiva e como um elemento surpresa no ataque.  O Tricolor deixou espaços para o time cearense articular as jogadas, especialmente pelo setor direito de sua defesa e logo aos 4´, sofreu o gol. Leandro Carvalho aproveitou cruzamento na área e vacilo da zaga paranista que parou no lance, para chutar firme no canto direito de Richard.

Após o gol, o Ceará continuou com o domínio do jogo, com boa mobilidade do atacante Lima que com dribles e movimentação sobre a dupla de zagueiros incomodou o tempo todo. Porém, as tentativas de ampliar a vantagem, com chutes de longa distância ou jogadas aéreas paravam nas mãos de Richard. O Paraná conseguiu dar o primeiro chute no alvo apenas aos 44 minutos, com João Pedro que dentro da área, teve tempo de ajeitar mas o chute saiu sem força suficiente para vencer Fernando Henrique que rebateu para escanteio.

“Eu não sei se o cara estava impedido, mas a nossa defesa parou e não pode dar essa bobeira no começo do jogo. Pecamos, tomamos o gol e agora tem que correr atrás”, resumiu o atacante Alemão no fim do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o Ceará esperou a reação paranista. Mas mesmo com mais posse, o Tricolor se desfazia rapidamente da bola, principalmente porque errava passes na saída da defesa para o ataque. E no contra-ataque, o Ceará teve duas chances de ampliar antes dos 10´. A primeira em um chute de Renatinho e outro Leandro Carvalho que obrigou Richard a se desdobrar para evitar o gol.

A melhor chance do time paranaense veio aos 28´, quando Róbson bateu forte e Fernando Henrique não conseguiu segurar e no rebote, a bola sobrou na área e de cabeça, Alemão cabeceou com perigo, mas a bola foi para fora. O Paraná passou a apertar o time cearense e a incomodar em lances de bola parada e jogadas individuais. Aos 40´, Róbson fez jogada individual e cruzou rasteiro para a área. Vítor Feijão ganhou na corrida do defensor e bateu para excelente defesa de Fernando Henrique.

Mesmo insistindo até o final, o Paraná não conseguiu o gol de empate e saiu de campo, lamentando o resultado.

“A gente veio pra cá sabendo do início forte e da qualidade do início do Ceará. A gente teve um erro de falta de atenção no início do jogo, que custou o resultado pra gente. Mérito pra equipe deles. A torcida compareceu. A gente tá no caminho certo ainda, é trabalhar na próxima rodada”, disse o meia Vinícius Kiss, ao fim da partida.

Na próxima rodada, o Tricolor faz outro jogo de “seis pontos” contra o América-MG, no sábado, fora de casa. Renatinho, Cristovam e Alemão desfalcam a equipe por suspensão. Murilo Rangel ou Luiz Otávio, Júnior e Raphael Lucas são opções para as posições respectivas.

 

Ceará X Paraná

Ceará: Fernando Henrique; Richardson, Luiz Otávio, Tiago Alves, Romário; Raul, Pedro Ken, Ricardinho (Jackson Caucaia), Leandro Carvalho (Maicon Leite); Lima e Elton (Magno Alves). Técnico: Marcelo Chamusca
Paraná: Richard; Cristovam (Júnior), Brock, Iago Maidana e Igor; Luiz Otávio (Vítor Feijão), Vinícius Kiss, João Pedro, Renatinho (Murilo Rangel) e Robson; Alemão. Técnico: Matheus Costa

Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)

 

- Anuncie Aqui -