Horário de verão é um convite para visitar as feiras no fim do dia

Desde a semana passada, a família Nogueira mudou a rotina do fim do dia. Nada de todos voltarem para casa, após o casal Letícia, 41 anos, e Luiz Henrique, 42 anos, buscar na escola os filhos Maria, 3 anos, e Leonardo, 8 anos. Com o início do horário de verão, a família já planeja no café da manhã como será a “esticadinha” ao ar livre antes do anoitecer e um dos programas prediletos é saborear os pratos oferecidos nas feiras noturnas e gastronômicas da Prefeitura. Afinal, agora, o pôr do sol só ocorre depois das 19h30.

“Com mais horas de sol durante o dia, ao menos duas vezes por semana a gente vai a uma das feiras. As comidas têm qualidade e são saborosas, sem falar no ambiente, que é muito familiar”, conta Letícia, enquanto prova um dos pratos mexicanos da feira noturna do Hugo Lange, que ocorre toda quarta-feira. “Com o sol aparecendo até mais tarde, eu e minha esposa nos sentimos mais seguros de vir com as crianças”, completa Luiz Henrique, em meio à tarefa de ajudar o primogênito, Leonardo, a cortar um pastel de carne.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) administra 25 feiras que são beneficiadas diretamente pelo horário de verão, pois começam à tarde (entre 16h e 17h) e se estendem, em alguns casos, até as 22 horas. São dez feiras noturnas, que reúnem comerciantes de comidas prontas e hortifrutigranjeiros; três feiras gastronômicas, que só oferecem pratos para consumo na hora; duas feiras orgânicas noturnas; e dez pontos do Nossa Feira, que comercializam frutas e verduras de produtores da Grande Curitiba ao preço máximo de R$ 2,29 o quilo.

José Carlos Koneski, diretor do Departamento de Abastecimento da Smab, setor responsável pelas feiras da Prefeitura, conta que, desde a semana passada, os pontos do Nossa Feira tiveram o horário estendido em uma hora. “Com o início do horário de verão, a Smab e as cooperativas de agricultores participantes decidiram manter os locais abertos até as 21 horas. Assim, a população tem mais tempo para comprar as frutas e verduras frescas”, justifica ele.

Mais disposição

A chegada do horário de verão é comemorada pelos comerciantes das feiras da Prefeitura, que confirmam que as horas a mais de sol são um convite para mais pessoas percorrem as bancas e traillers. “Com a sol se pondo mais tarde, as pessoas ficam mais dispostas a vir às feiras”, conta o feirante Francisco Fou, com a experiência de trabalhar há mais de 30 anos em feiras noturnas e gastronômicas como a da Praça da Ucrânia, do Hugo Lange, do Capão Raso e do Batel.

A feirante Eliane Markovicz, que oferece frutas e hortaliças nas feiras noturnas do Hugo Lange e do São Francisco, reforça que o movimento nos pontos aumenta neste período de dias com horas a mais de sol. “As pessoas ficam mais animadas de vir, trazem os filhos para comer algo e também aproveitam para comprar frutas, verduras e legumes”, avalia. Ela lembra ainda que, com a chegada da primavera, a variedade de hortigranjeiros aumenta e acaba sendo um atrativo a mais. “As frutas da época, como pêssego, ameixa e uva, além de mais variedades de folhas, deixam a nossa banca ainda mais colorida e chamam a atenção dos fregueses”, salienta Eliane.

Ao menos, duas vezes por semana, o aposentado Almir Dias, 71 anos, busca no colégio o neto Franscico Dias Zabot, 9 anos, e, juntos, vão fazer um lanche. Com o início do horário de verão, o avô coruja passou a incluir na programação uma parada no trailler de comida japonesa na feira noturna do Hugo Lange, às quartas-feiras. “Agora ainda está claro depois da aula do Francisco. Assim, a gente pode vir com tranquilidade, passear e comer os sushis e pratos quentes que meu neto tanto gosta”, explica o aposentado.

 

ESCOLHA UMA FEIRA E APROVEITE O FIM DO DIA

 

SEGUNDA-FEIRA

Nossa Feira Centro – Praça 19 de Dezembro – Praça 19 de Dezembro, lateral com a Rua Paula Gomes, Centro. Das 16h às 21h.

Nossa Feira Jardim Primavera – Rua Dona Bárbara Cid, entre a Avenida Senador Salgado Filho e Rua Simão Brante, Uberaba. Das 16h às 21h.

TERÇA-FEIRA

Feira Noturna do Batel –  Rua Alexandre Gutierrez, entre Avenida Iguaçu e Avenida Silva Jardim. Das 17h às 22h.

Feira Noturna do Juvevê – Avenida Anita Garibaldi, entre a Rua Campos Sales e Avenida João Gualberto. Das 17h às 22h.

Feira Noturna de Santa Felicidade – Piazza San Marco, em frente ao Terminal de Santa Felicidade. Das 17h às 22h.

Feira Orgânica Noturna do Cristo Rei – Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, esquina com Rua Gottlieb Rosenau. Das 17h às 20h.

Nossa Feira Cajuru – Avenida Jornalista Aderbal Gaertner Stresser entre a Rua Eduardo Engelhardt e Rua Deputado Acyr José, Conjunto Mercúrio. Das 16h às 21h.

Nossa Feira São Braz – Rua Brasilio José Betezek entre a Rua Antonio Escorsin e Rua Juruaçú, São Braz. Das 16h às 21h.

QUARTA-FEIRA

Feira Noturna do Hugo Lange – Rua Presidente Rodrigo Otávio, Entre Rua Augusto Stresser e Rua Deputado Carneiro de Campos. Das 17h às 22h.

Feira Noturna do Bacacheri – Rua Helena de Oliveira Cunha, entre Rua Canadá e Rua Desembargador Arthur Leme. Das 17h às 22h.

Feira Noturna do Alto da Glória – Rua Ivo Leão, entre Rua Doutor Zamenhof e Rua Nicolau Mader. Das 17h às 22h.

Feira Noturna da Vila Izabel – Rua Doutor Ary Florêncio Gumarães, entre Rua Eurides Cunha e Rua Guaianazes. Das 17h às 22h.

Feira Orgânica Noturna do Ahú – Largo Erasmo de Rotterdam, esquina com Rua Brasilino Moura. Das 17h às 21h.

Nossa Feira Barreirinha – Estacionamento do Parque da Barreirinha, Avenida Anita Garibaldi, Barreirinha. Das 16h às 21h.

Nossa Feira Campina do Siqueira – Rua São Vicente de Paulo, entre Rua General Mario Tourinho e Rua Jeronimo Durski, ao lado do Terminal do Campina do Siqueira. Das 16h às 21h.

QUINTA-FEIRA

Feira Noturna do Água Verde – Rua Professor Brasílio Ovídio da Costa, entre Avenida República Argentina e Rua Guararapes. Das 17h às 22h.

Feira do São Francisco – Praça Garibaldi, esquina com Rua Dr. Muricy (Relógio das Flores). Das 17h às 22h.

Feira Gastronômica do Tarumã/Cristo Rei – Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, esquina com Rua Gottlieb Rosenau. Das 17h às 22h.

Nossa Feira Pilarzinho – Rua José Morais, entre a Rua Amauri Lange Silvério e Rua Saturnino Arruda dos Santos, Pilarzinho. Das 16h às 21h.

Nossa Feira Vila Lindóia – Rua Conde dos Arcos entre a Avenida Santa Bernadete e Rua Galileu Galilei, Vila Lindóia. Das 16h às 21h.

SEXTA-FEIRA

Feira Noturna do Champagnat – Praça da Ucrânia, entre Rua Padre Agostinho e Rua Padre Anchieta. Das 17h às 22h.

Feira Gastronômica do Capão Raso – Largo Padre Albino Vicco, entre Avenida Wisnton Churchill e Rua Pedro Guso. Das 17h às 22h.

Nossa Feira CIC-Diadema – Rua Jair Coelho, ao lado do Colégio Estadual Eurides Brandão. Das 16h às 21h.

Nossa Feira Boa Vista – Rua Jorge Barbosa, entre a Avenida Anita Garibaldi e Rua Alfredo Werkwelin, Boa Vista. Das 16h às 21h

SÁBADO

Feira Gastronômica do Batel – Rua Carneiro Lobo, entre Avenida Visconde de Guarapuava e Rua Gonçalves Dias. Das 12h às 21h.

- Anuncie Aqui -