Paraná ganha maior casa de oração que acolhe todos os povos

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) inaugura no próximo domingo (26), depois de três anos e dois meses de construção, uma de suas maiores sedes: o Templo Maior, em Curitiba. A denominação não é exagerada. O local passa a ser o maior templo religioso do Paraná, com capacidade para 5.200 pessoas sentadas. Erguida em uma estrutura moderna e com um belo projeto arquitetônico – em que  domos dourados sobre enorme colunas são vistos de longe -, a igreja ocupa um quarteirão inteiro com acesso a importantes vias da capital paranaense, como a Avenida Getúlio Vargas e as ruas João Negrão e Engenheiro Rebouças, no bairro Rebouças – endereço que por décadas funcionou a fábrica de chás Matte Leão.

Aquela estrutura fabril ficou no passado. O Templo Maior foi construído seguindo conceitos avançados da engenharia e também atende requisitos de sustentabilidade. O local conta com dois grandes painéis de divisórias retráteis, que separam as poltronas em três blocos, para que os gastos com luz e ar-condicionado sejam reduzidos.

No fundo do altar há uma réplica menor da Arca da Aliança, como a do Templo de Salomão, instalada próxima ao batistério. Uma central de água quente composta de placas de aquecimento solar foi construída para o reaproveitamento da água do sistema de ar-condicionado e da instalação de gás.

Ainda foi prevista a reutilização da água proveniente das chuvas, para a irrigação dos jardins e atendimento aos banheiros públicos, o que vai gerar economia e benefícios ao meio ambiente.

Geração de emprego

Durante a obra, segundo informações da IURD, foram gerados 905 empregos diretos e cerca de 6 mil indiretos. Para o funcionamento do templo, estima-se que 135 colaboradores irão trabalhar no local.

Da Muricy à gigante catedral

No final de 1980, a Igreja inaugurou seu primeiro espaço na cidade, que funcionava na Rua Doutor Muricy, no centro da capital. De lá para cá, a Universal cresceu. Só em Curitiba, a Igreja Universal possui 45 templos, a mais frequentada é a Catedral da Fé, na Avenida Sete de Setembro, que recebe milhares de fiéis diariamente nas reuniões, sendo que 8 mil somente aos domingos.

O bispo Sidnei Marques, que ainda na juventude conheceu o trabalho da Universal em Curitiba e teve sua vida transformada pela fé, é o atual responsável pelo trabalho no Estado do Paraná. Ele relata a importância dessa obra para a população local. “A estrutura desse Templo Maior em Curitiba é grande e magnífica e chama atenção de todos que passam por ele. Tenho certeza de que acontecerão coisas grandes e extraordinárias na vida de todos que entrarem por essas portas. Milhares de almas serão salvas”, afirmou.

A reunião de inauguração do Templo Maior será conduzida pelo Bispo Edir Macedo que esteve presente no lançamento da pedra fundamental da construção, em março de 2014. Lá ele destacou que “a Palavra de Deus não volta atrás e que, por isso, a fé inteligente se baseia na Bíblia, pois ela é um referencial para conduzirmos a nossa vida”. Ele também falou da importância dessa construção na vida de todos, para que tenham um lugar onde encontrar orientação espiritual diante dos problemas. “Nós não podemos criar filhos na esquina, temos que ter um lugar onde ensiná-los, orientá-los e que eles possam ter momentos de intimidade com Deus. Por isso, o nosso templo será feito aqui”, projetou para que agora, no domingo, testemunhe que aquelas palavras viraram um grande templo. Um Templo Maior.

 

Templo Maior em números

Valor da obra: R$ 470 milhões

Altura: 35 metros, o equivalente a de um prédio de nove andares

Área construída: 41.407 m²

Área do terreno: 16.318 m²

Profissionais: quase 7 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente

Frequentadores: estima-se que 140 mil pessoas passarão por mês pelo Cenáculo

Capacidade: 5.200 lugares

TV: dois estúdios

Rádio: quatro estúdios

Estacionamento: 650 vagas

Banheiro: 70 boxes

- Anuncie Aqui -