Curitiba aparece no Top 5 de cidades empreendedoras no Brasil

Curitiba sobe 11 posições e ocupa 4º lugar em ranking de cidades empreendedoras, aponta Valor Econômico Foto: Michel Willian/SMCS (arquivo)

Curitiba subiu 11 posições no ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) elaborado pela consultoria Endeavor e passou a ocupar a quarta posição entre as cidades que reúnem as melhores condições para abertura de empresas e expansão de negócios do Brasil. Segundo matéria do jornal Valor Econômico, o desempenho da capital paranaense é apontado como “surpresa” no ranking deste ano.

“Algumas iniciativas como o Vale do Pinhão, novas alianças e acordos com representantes estrangeiros, além dos incentivos fiscais oferecidos pelo município contribuíram para este cenário promissor e para novas ideias empreendedoras serem materializadas na capital”, disse o prefeito Rafael Greca.

“Há um movimento no Estado do Paraná para promover os negócios. Os resultados são notados em cidades como Curitiba, Maringá e Londrina”, destacou ao jornal Valor Econômico, Marco Mazzoneto, coordenador da Endeavor Paraná.

O periódico reforça ainda que o resultado da capital mostra “que os esforços para melhorar o ambiente empresarial têm surtido efeito”. Ouvido na reportagem, Vitor Torres, sócio da Contalizei (plataforma de contabilidade on-line) destacou o trabalho da prefeitura e de instituições como o Sebrae e da própria Endeavor para fomentar negócios no município.

O Valor aponta que empresas ligadas à economia digital ampliaram o repertório curitibano, tradicionalmente ocupado pelas indústrias. Entre as vantagens de Curitiba estão o custo de vida (30% menor que o de São Paulo), mão de obra especializada, maior qualidade de vida e investimentos públicos para facilitar a abertura de empresas, segundo Torres.

O ranking é liderado por São Paulo, seguido de Florianópolis e Vitória. Maringá (8º) e Londrina (13º) são as outras cidades paranaenses no ranking, do qual fazem parte 32 municípios.

- Anuncie Aqui -