Paraná encerra 2017 com 192 unidades de saúde certificadas

O Processo de Tutoria, que auxilia na organização da Atenção Primária no Paraná, já está presente em 902 unidades de saúde de 312 cidades do Estado. Em 2017, a Secretaria de Estado da Saúde certificou 192 locais com os selos de qualidade bronze, prata ou ouro.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, a Tutoria contribui com as equipes de saúde, revendo conceitos e sugerindo mudanças no processo de trabalho. “O projeto estabelece padrões e protocolos, e reorganiza processos para garantir a segurança do usuário e da equipe, além de melhoria dos indicadores de saúde da população”, fala.

Todas as etapas envolvidas no atendimento são avaliadas e certificadas por meio dos selos. “A garantia da excelência da atenção através do selo, além de ser um grande desafio, é um compromisso que motiva as equipes e impulsiona a consolidação e o fortalecimento da atenção primária em saúde no Paraná”, ressalta Gevaerd.

NÚMEROS – Atualmente, as 22 regionais de saúde do Estado estão envolvidas com o processo e, apenas neste ano, 457 unidades foram avaliadas. No início de 2018, haverá a entrega de selos em outras 11 regionais de saúde do Paraná, além das nove já certificadas neste ano. A meta é chegar aos 399 municípios no próximo ano.

O projeto-piloto foi iniciado em 2014, quando oito unidades de saúde receberam seus primeiros selos. Em 2015 mais três locais foram certificados com o selo bronze. A adesão cresceu em 2016, quando 534 unidades de saúde de 301 municípios aderiram e 115 receberam os selos, 110 deles bronze e cinco prata.

FRANCISCO BELTRÃO – A última entrega de selos do ano, que totalizou as 192 certificações de 2017, ocorreu nesta quinta-feira (21) em Francisco Beltrão para as unidades da 8ª Regional de Saúde. Foram certificadas 19 unidades com o selo bronze e quatro com o selo prata.

“É uma satisfação certificar essas unidades e ouvir depoimentos tão relevantes sobre as mudanças de processo de trabalho que impactaram diretamente na população atendida pela atenção primária no Sudoeste”, destaca a diretora da 8ª Regional de Saúde, Cíntia Ramos.

No evento também foram apresentados cerca de 20 veículos comprados pelos municípios com recursos do transporte sanitário estadual. As cidades de Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste e São Jorge D’Oeste adquiriram ônibus no valor de R$ 450 mil.

Além do ônibus, Santo Antônio do Sudoeste também comprou um micro-ônibus e recebeu quatro certificações bronze, uma para cada unidade que aderiu ao processo. O município de 20 mil habitantes conta com nove unidades de saúde e a intenção é expandir a tutoria para as demais em 2018.

“Enquanto gestora e também enfermeira, incentivei as equipes, pois o trabalho conjunto é essencial para motivar e alcançar bons resultados. O trabalho continua no próximo ano em busca de um serviço padronizado e de mais qualidade para saúde da nossa população”, conta a secretária municipal de saúde de Santo Antônio do Sudoeste, Elisa Pereira.

Confira as unidades de saúde contempladas na 8ª Regional de Saúde – Francisco Beltrão:

BRONZE
Boa Esperança do Iguaçu
Unidade de Saúde da Família Centro

Bom Jesus do Sul
Centro de Saúde NIS I

Capanema
Posto de Saúde Alto Faraday

Dois Vizinhos
Programa Saúde da Família (PSF) Bairro da Luz

Manfrinópolis
Centro de Saúde NIS II

Nova Esperança do Sudoeste
Centro de Saúde NIS I
Posto de Saúde Jardim Primavera

Pérola D’Oeste
Posto de Saúde Conciolândia

Pinhal de São Bento
Centro de Saúde NIS I

Planalto
PSF Centro Novo Planalto

Pranchita
Centro de Saúde NIS I
Centro de Saúde Pranchita

Salgado Filho
Centro de Saúde NIS I
Posto de Saúde Tiradentes

Santo Antonio do Sudoeste
Estatégia de Saúde da Família (ESF) II Marcianópolis
ESF VI Entre Rios
ESF VII Parque das Embaúvas
ESF VIII Sete de Setembro

PRATA
Barracão
Unidade de PSF Bairro Industrial

Cruzeiro do Iguaçu
Centro de Saúde NIS I

Santa Izabel do Oeste
ESF Santo Antônio

São Jorge D’Oeste
ESF Bairro da Lapa

- Anuncie Aqui -