Crise nos presídios, morte de Teori Zavascki, denúncias engavetadas contra Temer: veja os principais fatos do ano

O ano de 2017 não foi tão agitado como em 2016, quando o país passou por um período turbulento na economia e na política com o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, mas ainda assim, os reflexos dessa crise continuaram afetando o dia a dia da população. E mais, o noticiário continuou recheado de escândalos de corrupção, apesar da mudança dos líderes governistas. O próprio Michel Temer que em agosto desse ano completou um ano na Presidência da República teve que se desdobrar e abusar das velhas e repugnantes práticas políticas de acordos e conchavos para se manter no poder, após evitar, com o $uporte dos parlamentares, que o STF desse prosseguimento às investigações que o acusam de ter praticado crimes como formação de quadrilha e obstrução da Justiça. Tais denúncias devem ser lembradas novamente em 2018.

Além deste escândalo, confira alguns acontecimentos que marcaram esse ano:

01 – 07 de janeiro: Logo na primeira semana do ano, em pleno período de festas e férias, os brasileiros ficaram chocados com um surto de febre amarela que causou centenas de mortes nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Ao mesmo tempo, implodiu uma crise carcerária, em que rebeliões em presídios culminaram na morte de cerca de 120 prisioneiros, muitos deles no Norte.

19 de janeiro – O ministro e relator da Operação Lava Jato no Superior Tribunal Federal, Teori Zavascki morreu em um acidente aéreo em Paraty. No acidente morreram ainda o empresário Carlos Alberto Filgueiras e outras três pessoas. Em meio às investigações sobre a causa do acidente e eventuais riscos à continuidade dos trabalho da maior operação contra a corrupção, o ministro Edson Fachin foi sorteado como novo relator da Lava Jato, duas semanas depois e tem exercido com excelência a responsabilidade.

30 de janeiro – O empresário Eike Batista que chegou a ser um dos homens mais ricos do mundo foi preso por supostamente pagar propinas a autoridades do Rio de Janeiro, inclusive o ex-governador Sérgio Cabral Filho.

8 de fevereiro – TRE-RJ determina cassação dos mandatos do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e do vice Francisco Dornelles.

17 de março – Uma nova operação da Polícia Federal sacudiu o País. Foi deflagrada a Operação Carne Fraca, que investigou as maiores empresas do ramo de carnes do Brasil, como a JBS – Friboi, do empresário Joesley Batista.

28 de abril – Greve geral nacional contra cortes em benefícios de seguridade social e mudanças nas leis trabalhistas pelo governo Michel Temer.

19 de maio – Brasília em chamas. O STF divulga o acordo de delação premiada da JBS, revelando que a empresa pagou 500 milhões de reais em propina a políticos, incluindo o presidente Michel Temer, seus antecessores Dilma e Lula e os ex-candidatos a presidente Aécio Neves e José Serra.

24 de maio – Manifestantes incendeiam a sede do Ministério da Agricultura em Brasília em meio a pedidos pelo impeachment ou renúncia do presidente Michel Temer por suspeitas de corrupção.

9 de junho – O TSE absolve a chapa Dilma-Temer por supostas ilegalidades na campanha eleitoral.

12 de julho de 2017 – Uma data que entrou na História do Brasil. O juiz Sérgio Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Foi o primeiro presidente brasileiro a ser condenado criminalmente.

2 de agosto – Depois de muita manobra nos bastidores e liberação de cargos e emendas aos parlamentares, a Câmara dos Deputados barra denúncia de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer.

5 de setembro de 2017 – A Polícia Federal encontra R$51 milhões de reais em apartamento usado pelo ministro Geddel Vieira Lima. Foi a maior apreensão de dinheiro em espécie da história do País.

11 de outubro – O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Congresso Nacional precisa dar aval para medida cautelar que comprometa exercício de mandato parlamentar.

25 de outubro – A Câmara dos Deputados barra segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, acusado de obstrução da Justiça e organização criminosa.

 

Veja os temas mais buscados no Google no Brasil em 2017

O google divulgou os assuntos mais pesquisados pelos brasileiros em 2017 e apesar da queda de audiência da televisão, com o crescimento das audiências pela internet e smartphones como séries e games, o Big Brother Brasil foi o campeão das pesquisas. Confira algumas listas:

Buscas

1 – Big Brother Brasil; 2 – Tabela do Brasileirão;  3 – Enem;  4 – Marcelo Rezende; 5 – O Chamado

Sobre as mortes

1 – Marcelo Rezende, 2 – Márcia Cabrita, 3 – Chester Bennington,  4 – Teori Zavascki, 5 – Chris Cornell

Músicas

1 – Despacito, 2 – Deu Onda, 3 – Trem-Bala, 4 – Paradinha, 5 – Vai Embrazando

- Anuncie Aqui -