Divulgado calendário do programa que troca lixo reciclável por frutas e verduras em Curitiba

Os cerca de 100 pontos de troca de resíduos recicláveis por alimentos do Programa Câmbio Verde voltam a receber os hortifrútis a partir desta sexta-feira (19/1), nas Regionais Portão, CIC e Santa Felicidade. O programa atende a população que recebe até 3,5 salários mínimos e consiste na troca do lixo reciclável por frutas e verduras.

Para conferir os endereços e horários basta acessar o calendário no site da Prefeitura. Os caminhões com hortifrútis voltam aos pontos, em geral, a cada 15 dias. A periodicidade pode mudar em feriados. Em caso de dúvidas, também é possível consultar a Central 156.

Como funciona

Além de incentivar a separação de resíduos e a destinação correta dos recicláveis, o Câmbio Verde tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação dos curitibanos beneficiados.

Cada quatro quilos de lixo vale um quilo de frutas e verduras. Óleos vegetal e animal também podem ser trocados: cada dois litros de óleo vale um quilo de alimento.

Em setembro do ano passado, mais 250 pessoas passaram a ser atendidas pelo Programa, com a inclusão de um ponto na Vila Portelinha. Ao todo, são atendidas, em média, sete mil pessoas por mês e coletadas 350 toneladas de recicláveis. A quantidade de alimentos chega a 100 toneladas.

- Anuncie Aqui -