Igualdade

A conquista da igualdade de direitos e deveres é, neste momento, o grande desafio da sociedade brasileira. Vivemos um grande cinismo quando afirmamos que o Brasil é uma democracia. Na realidade somos uma nação de duas nacionalidades: os privilegiados e os outros brasileiros.

Para tudo temos justificativas. Uma pequena minoria se apossa das riquezas do governo e do país, deixando a grande parte dos brasileiros totalmente desassistidos. Essa injusta realidade é escondida a todo custo.

É preciso limpar essa ferida da nossa sociedade. Mostrar que uma pequena parte dos funcionários públicos têm altíssimos salários, sem nenhuma justificativa. Os critérios de aposentadoria são diferentes para os funcionários públicos e os empregados do setor privado. É preciso colocar à amostra essas regras para que possam ser unificadas.

O atual déficit da Previdência tem como principal causa as aposentadorias pagas a um pequeno número de pessoas. Muitas com várias aposentadorias. Essa questão é bem conhecida pela elite, que tenta escondê-la da grande população. Poucas pessoas são responsáveis por esse grande desajuste.

Isso já aconteceu no passado. Aqui mesmo no Paraná. Quando o interventor Manuel Ribas assumiu o cargo de governador do Paraná, em 1932, os salários dos funcionários públicos estavam atrasados mais de nove meses. O governo não tinha mais crédito na praça, e tudo que conseguia arrecadar ia para o pagamento dos funcionários públicos. A solução foi cortar a folha de pagamento pela metade. O estado tinha uma grande quantidade de funcionários que simplesmente nem iam trabalhar.

Eram tempos de revolução e as reformas se fizeram de forma imperativa e rápida. Em poucos anos o Paraná saiu de estado de atraso muito grande e começou o seu desenvolvimento econômico e cultural. Isso aconteceu no governo do Presidente Getúlio Vargas. Na Era Vargas (1930-1954) o Brasil viveu um ciclo de grandes transformações.

O mesmo aconteceu durante o ciclo de governos militares (1964-1986). Todas as duras reformas feitas no passado para acabar com o sistema de privilégios são escondidas. O grupo de políticos no poder teme perder os privilégios que amealharam nos últimos 30 anos.

O governo tem uma grande quantidade de funcionários que nem precisa. Tudo no governo é feito de forma demorada e precária para justificar essa imensidão de funcionários desnecessários. Só que os políticos que estão no poder são reféns e sustentadores dessa situação.

A solução é simples, é trocar todos os políticos que estão comprometidos com esse desequilíbrio fiscal. É preciso cortar fundo nas despesas com pessoal do governo, nas três esferas: municipal, estadual e federal, cortando funcionários, salários e aposentadorias.

As regras de aposentadoria precisam ser unificadas. Uma só regra para todos. Um teto deve ser criado para acabar com o acúmulo de aposentadorias.

Para que essas reformas sejam feitas é preciso que esses abusos sejam conhecidos por todos. Da mesma forma que a corrupção na Petrobras, que só começou a ser combatida quando ocorreram as denúncias. Hoje a Petrobras já começa a sua recuperação.

A solução ficou evidente, a Petrobras, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, e a grande maioria das empresas públicas precisam urgentemente serem privatizadas. Essas empresas são o principal foco de corrupção.

O mesmo precisa acontecer no serviço público. Os salários e privilégios de todos os servidores precisam ser conhecidos. Vai ser uma nova maré de escândalos. Mas eles são necessários para que ocorra um avanço na igualdade das pessoas. É preciso construir a cidadania brasileira. Não é possível mais continuar com dois tipos de cidadania: a dos funcionários públicos e a dos empregados do setor privado.

O que o Brasil está precisando nesse momento é de grandes reformas. Elas precisam ser discutidas a fundo. A privatização da maioria das empresas estatais é um ótimo começo, mas não é suficiente. É preciso mudar as condições de contratação dos funcionários públicos. Isso precisa ser discutido na campanha política de 2018. É preciso saber de forma clara a posição de cada candidato.

O valor dos salários dos funcionários e a quantidade deles precisam ser conhecidas pela população. O valor das aposentadorias também precisa ser conhecido. O acúmulo das aposentadorias também precisa ser conhecido. O cidadão brasileiro deve conhecer como o dinheiro dos impostos que ele paga é gasto, para que as reformas possam ser feitas. Esse é o próximo passo a ser dado.

- Anuncie Aqui -