Crescimento da Economia

Finalmente as pessoas começam a perceber que a economia está se recuperando da maior crise econômica dos últimos 100 anos. O choque foi muito grande, uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 10%. Vai levar, pelo menos, mais dois ou três anos para o Brasil voltar ao mesmo nível de riqueza de 2013. Mais uma década perdida.

Desde 1980 a economia brasileira vem patinando. O crescimento tem sido muito baixo, na média por volta de 2%. De 1900 até 1980 a média foi superior a 7%. Se tivéssemos mantido o ritmo de 7%, a nossa riqueza seria hoje 7 vezes maior. Algo que é imaginável. Se o crescimento tivesse sido de 5%, a nossa riqueza seria 3 vezes maior, algo muito razoável.

A razão desse retardo do nosso crescimento econômico é má gestão pública. Os interesses pessoais dos nossos líderes ficaram acima dos interesses da nação. É a base de toda essa crise de corrupção, que só nos últimos anos foi percebida pela totalidade dos brasileiros.

A corrupção de uma pequena elite leva a um empobrecimento da grande maioria. Essa é a dura realidade atual. O ex-presidente Lula é só o símbolo de uma era de governos esquerdistas extremamente corruptos e destruidores da capacidade de crescimento da nação.

Um povo propositalmente mantido na ignorância dá sustentação a essa ordem de coisas. Vivemos numa democracia aonde todos tem o direito ao voto. Mas a grande maioria continua inculta, facilmente manipulável por propaganda enganosa. Algo muito comum nos sistemas ditatoriais.

Por incrível que pareça nos períodos ditatoriais o Brasil cresceu muito acima dos 7%. O que leva a muitas pessoas a desejarem uma volta das ditaduras. O empobrecimento nos períodos governados pela esquerda foi muito forte, deixou muitas cicatrizes.

A degeneração muito rápida da Venezuela está assustando os brasileiros. Até pouco tempo atrás, Lula estava fazendo campanha eleitoral na Venezuela para manter o partido de esquerda no poder. Agora milhares de venezuelanos fogem do país, simplesmente para não morrerem de fome.

O nosso desafio atual é sair dessa lerdeza econômica, sem sair da democracia. As eleições deste ano serão decisivas. O quadro dos candidatos à presidente ainda está indefinido.

O mais importante será a renovação no Congresso Nacional e nas Assembleias Estaduais. Um terço dos deputados e senadores estão sendo processados por corrupção, se não conseguirem se reeleger perderão o foro privilegiado e cairão nos tribunais de 1ª instância, que têm se revelado muito rápidos na condenação de políticos corruptos.

Por esse motivo os eleitores devem se informar e verificar quais são os candidatos que estão sendo processados no STF (Supremo Tribunal Federal). A não reeleição desses políticos vai acelerar a renovação no Congresso Nacional e nas Assembleias Estaduais.

Identificado os candidatos que estão sendo processados, ainda sobrou dois terços dois políticos atuais em cargos. É preciso identificar os que realmente trabalham para a comunidade e os que só estão nos cargos para o enriquecimento pessoal.

A saída é fácil, é só ver a riqueza deles antes e depois de chegarem à política. Em que casa moravam e a que moram agora. A maioria dos ladrões tem uma necessidade extrema de ostentar a riqueza. Veja a corrente de ouro dos traficantes. Com os políticos acontece o mesmo. A riqueza conquistada com o roubo os deslumbram. É raro muito ver um ladrão rico comedido. É mais comum ver um rico que trabalhou muito ser sóbrio.

Com as novas leis eleitorais, o dinheiro das empresas para os políticos fazerem campanhas será mínimo. O único fundo razoável é o fundo partidário. Ou seja, dinheiro público. Então as campanhas caras são um indício de corrupção. Como já era no passado.

A maturidade dos eleitores vai ser decisiva para a transformação política e econômica do país. Agora depende de cada eleitor definir o Brasil que ele deseja para si e para os seus filhos e netos.

- Anuncie Aqui -