Começam as aulas na rede municipal de Curitiba; trânsito fica mais intenso

Começa nesta segunda-feira (19/2), as aulas para os 141 mil estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba.

As aulas no primeiro semestre vão até 13 de julho. Um dos reflexos do início das aulas será no trânsito da capital paranaense em que pais, alunos e professores que retomarão a rotina devem redobrar a atenção perto das escolas e nos deslocamentos.

As atividades, com o fim das férias, recomeçam em 185 escolas municipais e 208 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as creches da Prefeitura, onde 38,1 mil meninos e meninas de três meses a 5 anos de idade serão cuidados e educados.

Também reiniciam as atividades nos 75 Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados pela Prefeitura para o atendimento de nove mil crianças da mesma faixa etária.

Extensão da casa

Alissa Nuñez, de 12 anos, da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no Cajuru, conta que está ansiosa pelo início das aulas e espera que os colegas estejam tão motivados quanto ela, que integra a equipe de robótica e vê a escola como uma segunda casa.

“Espero um ano cheio de alegrias, conquistas, compartilhamentos, garra, superação e de muita, mas muita diversão”, afirma a estudante.

Educação para o trânsito

Uma das primeiras lições deste ano na rede municipal de ensino será envolver crianças, estudantes, profissionais e funcionários em ações educativas sobre o trânsito.

A primeira atividade será na Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória. As atividades envolvem policiais militares, guardas municipais e agentes da Setran, que fazem abordagens a professores, pais, responsáveis, estudantes e motoristas de transporte escolar. O trabalho será realizado em unidades da rede pública (municipais e estaduais) até 5 de março.

Linhas do Conhecimento

Com a volta às aulas, os estudantes também vão poder explorar novos roteiros no programa Linhas do Conhecimento, como a Biblioteca Pública do Paraná, Cinemateca, o Farol do Saber e Inovação, Parque Bacacheri, Memorial Ucraniano, Praça Zumbi dos Palmares, Aeroclube do Paraná.

A primeira atividade de 2018 levará estudantes à exposição Portinari – A Construção de uma Obra. As visitas orientadas serão realizadas em março, mas os professores interessados podem inscrever as turmas (e participar do processo de seleção) até o dia 28 de fevereiro. O formulário de inscrição está em http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linhas-do-conhecimento/8267.

 

 

- Anuncie Aqui -