População aprova castração gratuita nas clínicas credenciadas em Curitiba

O atendimento rápido e a proximidade de casa foram os fatores que mais agradaram a professora Cristiane de Oliveira, que deixou dois cães pelos quais é responsável em uma das clínicas credenciadas pelo Programa Municipal de Castração Gratuita da Prefeitura de Curitiba.

“Além disso, foi pouco tempo entre a inscrição dos cães e o agendamento. Logo abriu vaga aqui na clínica do Boqueirão”, disse, ao buscar o Oliver e a Alissa, ambos com sete meses. Ela conta que nem chegou a tentar a castração no ano passado, quando o atendimento era feito apenas pelos castramóveis, em razão da idade dos animais. Pelas regras do programa, cães podem ser castrados apenas a partir dos cinco meses.

Após o procedimento, assim como acontece com quem tem o atendimento agendado nas unidades móveis, os responsáveis recebem as instruções sobre os cuidados no pós-operatório, como a administração da medicação, higiene dos pontos e a alimentação, em razão da anestesia.

Novidade

As cinco clínicas veterinárias credenciadas no ano passado atenderão em 2018 para reforçar o trabalho dos dois castramóveis que fazem as cirurgias de esterilização nas áreas norte e sul da cidade. Por dia, em cada um dos locais, são feitos cerca de 20 atendimentos em cães e gatos, machos e fêmeas.

São direcionados para as clínicas, prioritariamente, os atendimentos de casos mais urgentes, como cães de acumuladores, fêmeas no cio, cães de protetores e os chamados comunitários.

O Programa Municipal de Castração Gratuita está em andamento desde julho 2017, com as unidades móveis. A meta da Rede de Proteção Animal é promover 15 mil castrações anuais.

Inscrições

As inscrições para o programa de castração podem ser feitas pelo site da Rede de Proteção Animal. Posteriormente, é preciso fazer a validação do benefício social nas administrações regionais, nas Ruas da Cidadania, e aguardar o agendamento via telefone, conforme o calendário.

É importante manter os dados de contato atualizados no cadastro, principalmente os telefones. Quem fez inscrição e não recebeu o telefonema de agendamento deve fazer essa atualização de dados no sistema e revalidar os benefícios junto às regionais.

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