Acusado de duplo homicídio, Carli Filho começa a ser julgado hoje

Começa nesta terça-feira (27/02), às 13 horas, o aguardado julgamento do ex-deputado Carli Filho. O ex-deputado é acusado de duplo homicídio com dolo eventual pela morte, em 2009, de Gilmar Rafael Souza Yared e Carlos Murilo de Almeida. Por se tratar de um crime doloso contra a vida, o julgamento, que está previsto para prosseguir até quarta-feira (28), será realizado pelo Tribunal do Júri, instância em que a decisão cabe a um conselho de jurados formado por cidadãos da cidade onde ocorreu o crime. Sete nomes, de uma lista de 22, foram escolhidos para o histórico julgamento.

O ex-deputado foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná ainda em 2009 (ano do acidente ocorrido no dia 7 de maio) e, após uma série de recursos apresentados pela defesa no Tribunal de Justiça do Paraná, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal, o julgamento foi marcado. Pelo Ministério Público do Paraná, atuarão na acusação os promotores de Justiça Marcelo Balzer Correia (autor da ação contra o ex-deputado em 2009) e Paulo Markowicz de Lima.

O MPPR sustenta a ocorrência de duplo homicídio com dolo eventual, ou seja, que o ex-deputado assumiu o risco de matar, ao dirigir em alta velocidade e após ingerir bebida alcoólica. Além disso, o MPPR acusa Carli Filho de violar a proibição de dirigir, já que ele estava com a carteira de habilitação suspensa no momento do acidente por excesso de multas e pontos.

O carro de Carli Filho, segundo investigações, trafegava a mais de 160 km/h e teria “voado” sobre o veículo ocupado pelas vítimas. Uma delas, inclusive, teve a cabeça degolada.

Presença incerta

A presença do ex-deputado no julgamento é incerta. Ele não é obrigado a comparecer ao julgamento. A defesa de Carli Filho tenta derrubar a tese da acusação, alegando que os dois jovens mortos é que foram os responsáveis pelo acidente, pois não teriam respeitado a preferencial.

Desdobramento político

Filho do ex-prefeito de Guarapuava, Luis Fernando Ribas Carli, o ex-deputado Carli Filho é de família tradicional na política estadual. O caso é cercado de mistérios sobre quem o acompanhava antes do acidente. Comentários de testemunhas é de que um outro filho de político o acompanhava – e por não ter provas substanciais, por enquanto não pode ter o nome divulgado. Imagens do radar então localizado no local do acidente e que deveriam captar a velocidade do veículo, estranhamente, não foram divulgadas como em outros casos. Esses e outros fatos ocultos podem ser revelados durante o julgamento.

- Anuncie Aqui -