Fernanda Richa prestigia programa para crianças com autismo

Fernanda Richa participa do lançamento do Programa Internacional de Capacitação de familiares de crianças com autismo- Foto: Rogério Machado/SECS

A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, prestigiou nesta quarta-feira (01) o lançamento do Programa Internacional de Capacitação de Familiares e/ou Cuidadores de Crianças com Atraso de Desenvolvimento/Autismo, que será desenvolvido em Curitiba.

O programa é fruto da parceria, inédita no Brasil, entre a Prefeitura de Curitiba, Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Autism Speaks para o desenvolvimento de crianças com autismo na Capital. Até agora, os convênios da OMS eram firmados apenas com governos federais.

O programa vai capacitar pais e familiares de crianças com autismo para serem protagonistas na melhoria da qualidade de vida. “Essa é uma iniciativa inovadora que vai trazer mais atenção e cuidado para meninos e meninas. Levar esse conhecimento às famílias fortalece a proteção, garante qualidade de vida e proporciona desenvolvimento integral das nossas crianças”, disse a secretária Fernanda Richa.

CONSONÂNCIA – A prioridade é atender famílias de baixa renda, dando base para que pais e familiares compreendam as necessidades cognitivas das crianças e contribuam com seu desenvolvimento nas ações diárias.

“A parceria firmada pela prefeitura vem ao encontro de nossa política de integrar cada vez mais a pessoa com deficiência à sociedade. A integração começa pela família, que muitas vezes desconhece a maneira adequada de tratar a criança com autismo”, afirmou Fernanda.

A Secretaria da Família tem a Coordenação dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que desenvolve ações de socialização e inclusão, com apoio do respectivo Conselho Estadual e entidades sociais. Em 2016, a secretaria lançou a coleção Paraná Inclusivo Vol. I e Vol. II, que mostram quais são as capacidades e limitações das pessoas e quais os direitos da pessoa com deficiência.

AVANÇOS – Desde 2011, a Secretaria da Família já investiu R$ 98 milhões para a Política da Pessoa com Deficiência no Paraná. Também em 2016, a Secretaria iniciou o programa Praia Acessível, que mantém cadeiras anfíbias em alguns balneários do Estado para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam tomar banho de mar e lagoa, em segurança. Desde então, já foram 1.306 atendimentos realizados.

Outro avanço foi o número de conselhos municipais, que pulou de 22 em 2014 para 97 em 2017. A Secretaria da Família também repassou mobiliário para a Central de Libras de Curitiba, possibilitando aumentar em 100% o número de atendimentos, já que os equipamentos cedidos pelo Estado possibilitarão a implantação de atendimentos na modalidade virtual.

Recentemente, a Secretaria lançou o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, disponível nas versões padrão, Braille e fonte ampliada (para pessoas com baixa visão). Além das cópias impressas, os documentos foram disponibilizados na versão digital em CD, em formato que permite a programas de computador traduzirem o texto escrito em áudio.

PROGRAMA – Para treinar as primeiras equipes que irão transmitir os conhecimentos a pais e familiares, a OMS e a Autism Speaks terão o apoio do Instituto Ico Project, uma organização da sociedade civil curitibana de apoio a crianças com autismo, e da Secretaria Municipal da Saúde.

Nesse primeiro momento, além dos profissionais treinados (chamados de máster) para repassar os conhecimentos, a parceria vai capacitar famílias de crianças com autismo em um módulo-piloto do projeto, adaptando-o culturalmente às necessidades locais.

O projeto funciona em sistema de “pirâmide” do conhecimento. O máster ensina vários facilitadores, que vão replicar o conhecimento a pais e cuidadores.

Na etapa seguinte, profissionais da Atenção Primária da Saúde serão treinados como facilitadores, ampliando exponencialmente a rede de pessoas com condições de dar suporte ao desenvolvimento das crianças.

- Anuncie Aqui -