Mês da Mulher é celebrado com diversas atividades em Curitiba

A Secretaria de Estado da Cultura promove em março, pelo segundo ano consecutivo, o Mês da Mulher, com atividades voltadas à valorização da mulher em diferentes contextos: nas áreas acadêmica, artística, cultural, pessoal e profissional. Bate-papos, exposições, palestras e shows fazem parte da programação aberta ao público em vários espaços culturais administrados pelo Estado.

“A força da mulher faz parte da história do Paraná, com suas trajetórias de lutas e conquistas, sempre em busca da igualdade. Nesse Mês da Mulher nossa missão vai além do ato de homenageá-las. O objetivo é também promover o debate e provocar a reflexão, visando uma cultura de valorização, respeito e reconhecimento pela participação delas no desenvolvimento do nosso Estado”, destaca o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

As atividades começam em 1º de março, às 18h30, com a abertura da exposição Harmonia, no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). A mostra da fotógrafa Amanda Giulia Sartor reúne imagens que têm relação com os estudos de alquimia e se propõem a estimular os sentidos e a imaginação dos visitantes por meio da representação dos quatro elementos principais: água, fogo, terra e ar. A exposição segue até 1º de abril.

Em 07 de março, às 18h, o Museu Alfredo Andersen inaugura a mostra Mulheres, uma coletânea de retratos femininos pintados pelo artista norueguês Alfredo Andersen entre o final do século XIX e início do século XX.

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a programação inicia às 9h30 com a palestra A vida de Maria Bueno, no Museu Alfredo Andersen. A pesquisadora Clarissa Grassi conta a trajetória da mulher considerada santa por muitos paranaenses e que também foi retratada por Alfredo Andersen. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Às 19h30, no mesmo dia, o Museu Paranaense recebe cinco pesquisadoras para um bate-papo sobre a mulher no ambiente acadêmico. Na ocasião será lançado o SophiaData, uma database e central de conexão entre mulheres pesquisadoras.

A Biblioteca Pública do Paraná inicia a partir do dia 08 a veiculação do projeto Agora é que são elas – 10 poetas paranaenses. São 10 vídeos com leituras de textos de poetas paranaenses que serão reproduzidos no site e nas redes sociais da BPP. Atrizes vão interpretar poemas de 10 autoras que fazem parte da história literária do Estado.

Em 09 de março abre a exposição Personalidades: Mulheres Negras no Paraná, a partir das 17h, no hall da Secretaria de Estado da Cultura. A mostra homenageia 10 mulheres que contribuíram para o fortalecimento da imagem da mulher ativa e independente, enfrentando por muitas vezes o duplo preconceito: ser mulher e ser negra.

Em 21 de março, das 14h às 17h, o Centro Juvenil de Artes Plásticas inicia o semestre temático Universo feminino com oficina da artista Elizabeth Titon para alunos do próprio centro e do Museu Alfredo Andersen.

No mesmo dia, às 20h, tem show com a cantora Michele Mara, no auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer. A apresentação conta com a participação de cantoras convidadas.

O Guairinha recebe no dia 22, às 19h, o lançamento do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, iniciativa da Defensoria Pública do Paraná para fortalecer o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O evento conta com a participação da ativista Maria da Penha Maia Fernandes, líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, e com o show “Mulher de Lei”, de Tião Simpatia, acompanhado pelo grupo Mestiça. Para ter acesso basta levar um quilo de alimento ou um produto de higiene pessoal feminino.

Em 25 de março, às 11h, o grupo Nova Era Kotekitai – Curitiba, uma banda musical feminina que tem o objetivo de transmitir a paz e a esperança por meio das músicas, se apresenta no jardim do Museu Paranaense.

Para encerrar o Mês da Mulher, a exposição “As histórias das mulheres a partir do acervo do Museu Paranaense” será inaugurada no térreo do MP em 28 de março, às 17h. A mostra apresenta o resultado de um ano de pesquisa no acervo da instituição por meio de um projeto de extensão intitulado Cultura Material e Gênero da Universidade Federal do Paraná e também do grupo de trabalho do Museu Paranaense nomeado Modos de Vestir.

O Mês da Mulher integra o programa DiversidArte da Secretaria de Estado da Cultura, que tem o objetivo de incentivar e promover ações afirmativas e inclusivas, contribuindo para o fim de todo tipo de discriminação.

 

Serviço

Mês da Mulher

De 1º a 28 de março de 2017

Bate-papos, exposições, palestras e shows

Programação completa:http://www.cultura.pr.gov.br

- Anuncie Aqui -