Atlético toma sustos, mas larga com vitória na Taça Caio Júnior

Com bom primeiro tempo, os aspirantes do Atlético-PR fizeram o dever de casa neste sábado (03/03) ao conquistar uma vitória  de 1 a 0 sobre o União, na estreia do segundo turno do Paranaense – a Taça Caio Júnior. João Pedro fez o único gol da partida aos 37 minutos da etapa inicial e garantiu os três pontos ao Rubro-Negro.

O jogo começou com o União assustando. Aos 15 segundos, o experiente Schwenk aproveitou rebote da zaga, tocou para Sato que bateu firme, cruzado e a bola passou rente à trave de Caio.

O lance poderia sinalizar de que o jogo seria difícil para o Atlético. Mas não foi o que se viu dali por diante. O chute de Sato foi tão somente a única finalização perigosa do União em todo primeiro tempo. O Atlético com boa organização tática e movimentação coordenada entre defesa e ataque, aos poucos, passou a dominar completamente o adversário. Com liberdade para avançar até praticamente o meio sem marcação, uma vez que o União fazia três linhas de marcação no próprio campo, as jogadas do Atlético começavam com avanços dos zagueiros, Léo Pereira e Daniel. Eles, invariavelmente tinham o suporte dos meias Marcinho e Mateus Anjos que se apresentavam para articular as jogadas ofensivas e assim, com trocas de passes envolventes, o Atlético passou a pressionar o União. Em lances seguidos, Diego e Marcinho arriscaram de fora da área e o goleiro Marcos Paulo fez duas boas intervenções para salvar o União. Éderson perdeu chance clara, ao receber livre na grande área e emendar para fora. João Pedro, de cabeça, ainda mandou uma bola no travessão, após bobeira da zaga. Mas, de tanto insistir, o Atlético furou a retranca adversária.

Aos 37´, Mateus Anjos lançou João Pedro na área e ele teve calma para tocar para o fundo da rede, na saída do bom goleiro Marcos Paulo: 1 a 0.

Pelo que o time atleticano fez, a vantagem antes do intervalo para o segundo tempo foi mínima. O Atlético teve 10 chances de gols e sete escanteios a favor. O 1 a 0 ficou barato para o União.

Segundo tempo

Na segunda etapa, o panorama mudou.  O time atleticano desorganizou e diminuiu a intensidade das jogadas, com baixa produção ofensiva. Uma das razões foi a mudança do sistema defensivo do União que adiantou a linha de marcação a partir do campo do Atlético e assim, forçava os erros do adversário. Outra foi a entrada de Vieira no lugar do apagado Scwenk. Com espaços o União não se intimidou e passou a levar mais perigo no ataque. O jovem goleiro Caio que praticamente só assistiu ao jogo até então teve que entrar em ação, com pelo menos duas boas defesas, em chutes de Welisson e Vieira.

O União continuou insistindo no empate, era melhor, criou sete escanteios, mas não conseguiu balançar as redes de Caio. E assim, o time do interior deixou Curitiba com mais uma derrota no Estadual, a sexta, em sete jogos até agora. Já o time alternativo do Atlético saiu do gramado da Arena com a sensação de dever cumprido, ao vencer, mesmo que com dificuldade, um dos piores times da competição.

 

- Anuncie Aqui -