Novo procurador-geral do Paraná toma posse; Sperafico assume a Casa Civil

O professor de Direito Processual Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sandro Kozikoski, assumiu nesta segunda-feira (16) a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em substituição a Paulo Sérgio Rosso, que ocupou o cargo por dois anos e meio. A nomeação foi assinada na semana passada pela governadora Cida Borghetti.

Na solenidade de posse, na PGE, em Curitiba, o novo procurador-geral afirmou que dará continuidade ao que vinha sendo desenvolvido por Paulo Rosso.“Ele fez um ótimo trabalho a frente da função. Acredito que seja possível manter o organograma geral da PGE, que conta com um quadro de procuradores altamente devotados, e, também, contribuir com novas ideias”, disse.

Ele explicou que, entre as metas de sua gestão, está aprimorar a atuação da PGE por meio da criação de instâncias internas que promovam o diálogo entre os órgãos do Estado. “Parece-me necessário criar um arcabouçou normativo que facilite as temáticas de conciliação e mediação de conflitos entre as entidades dentro do poder público”, afirmou. “Isso evitaria que muitos processos desaguassem no judiciário”.

Para Rossi, o novo procurador vai trazer uma grande contribuição ao órgão. “É um professor renomado da UFPR, que, além de inovar com novas ideias, vem da iniciativa privada, o que é importante porque moderniza ainda mais o trabalho”, disse.

CURRÍCULO – Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR, Sandro Kozikoski é professor adjunto de Direito Processual Civil da instituição e foi professor adjunto da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É coordenador científico da Especialização de Direito Processual Civil da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst) e membro da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná. Kozikoski também é membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Comitê Brasileiro de Arbitragem.

Casa Civil

Além do novo procurador foi anunciado hoje (16/04) no Palácio Iguaçu que o deputado federal Dilceu Sperafico assume, a partir da quarta-feira (18), a chefia da Casa Civil no lugar de Valdir Rossoni. O atual presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, foi indicado para a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística. O diretor de Regularização Fundiária da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, assume a presidência da empresa.

- Anuncie Aqui -