Rede Hemepar atende em horário diferenciado no feriado

Feriados prolongados demandam maior quantidade de sangue para situação emergenciais que necessitem de transfusões de sangue, como acidentes. Ao mesmo tempo, durante essas datas o número de doadores costuma cair entre 30% e 40%.

Com o feriado do Dia do Trabalhador na próxima terça-feira (1º), os hemonúcleos da Rede Hemepar funcionarão em horários diferenciados. Atualmente, são 21 unidades de coleta de sangue em todo o Estado.
O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, explica que feriados prolongados demandam preparo maior para o caso de situações emergenciais que necessitem de transfusões de sangue, como acidentes. Ao mesmo tempo, durante essas datas o número de doadores costuma cair entre 30 e 40%.

“Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Portanto, antes de aproveitar os dias de folga, lembre-se de ir até uma das unidades da rede Hemepar e fazer a sua parte para ajudar o próximo”, convoca Hatschbach.
Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. É preciso levar documento oficial com foto. Menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Quem faz três ou mais doações em um período de 12 meses tem direito ao certificado de doador fidelizado. O documento garante benefícios como meia-entrada em shows, cinemas, exposições, jogos, entre outros espetáculos culturais e esportivos.

O Hemepar é responsável pelo abastecimento de quase 90% do estoque de sangue da rede pública de saúde. São 384 hospitais cadastrados que necessitam de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês, cerca de 700 a 800 por dia. Em 2017, foram coletadas 188.266 bolsas, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. No total, a hemorrede recebe 17 mil candidatos à doação e, em média, 14 mil estão aptos a doar sangue.

Confira AQUI o horário de funcionamento dos Hemonúcleos da rede Hemepar.

- Anuncie Aqui -