Polícia Civil prende 17 pessoas envolvidas com o tráfico no interior do Estado Sem avaliações ainda.

Dezessete pessoas envolvidas com o tráfico interestadual de drogas foram presas na manhã desta terça-feira (15/05), durante a Operação “Cydonia – Passarela do Sudoeste” deflagrada pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). O objetivo da ação era desmantelar uma associação criminosa responsável por trazer drogas de Foz do Iguaçu e do Mato Grosso (MT) para a região Oeste do Paraná, as quais na sequência eram redistribuídas à traficantes de demais regiões.

Mais de 40 mandados judicias, sendo 17 referente a prisões preventivas e 24 de buscas e apreensões domiciliares, foram cumpridos nesta ação. Os alvos da operação foram localizados na cidade de Marmeleiro e Francisco Beltrão, entretanto, a polícia também realizou buscas em Pato Branco, Coronel Vivida, São João, Itapejara D’Oeste, Foz do Iguaçu, bem como em Bela Vista, cidade do Mato Grosso.

Os policiais apreenderam um total de R$26 mil em dinheiro, que estava em posse dos suspeitos. Além de 11 veículos, quatro caminhões e três máquinas pesadas, sendo uma retroescavadeira e dois tratores de esteira. “Bens esses adquiridos por provento do tráfico de drogas”, informa o delegado responsável pela operação, Ivonei Oscar da Silva.

O delegado ressalta que as investigações a cerca do grupo criminoso já duram há aproximadamente sete meses. “Fizemos outras diligências no decorrer desse período, as quais nos levaram a um número expressivo de apreensões de drogas em Francisco Beltrão, Cascavel e Itapejara D’Oeste. Sendo 15 quilos de maconha, 4,2 quilos de crack e 3,5 quilos de cocaína. Além do bloqueio judicial de 19 contas bancárias de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas”, afirma Silva.

A operação foi nomeada “Cydonia – Passarela do Sudoeste”, pois cydonia é o nome cientifico da árvore de Marmeleiro, cidade onde as investigações concentraram-se, também conhecida como Passarela do Sudoeste. “Conforme apuramos, as substâncias eram trazidas de Bela Vista (MT) e Foz do Iguaçu, com destino a Marmeleiro. De lá eram redistribuídas para traficantes locais, que comercializam drogas em toda região Oeste e Sudoeste”, explica o delegado.

Cerca de 100 policiais participaram da operação, que contou com o apoio da 5ª Subdivisão Policial (SDP) de Pato Branco e 17ª SDP de Francisco Beltrão, bem como da nova aeronave do Grupamento de Operação Aéreas (GOA) da Polícia Civil. “Foi a primeira operação policial utilizando o novo helicóptero”, exclama o delegado.

Os presos na ação foram encaminhados para delegacias locais, onde aguardam detidos à disposição da Justiça. Todos foram indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Deixe sua avaliação

- Anuncie Aqui -