Gaeco prende ex-candidato ao governo do Paraná durante Operação Sinecuras

Um dos investigados na Operação Sinecuras – o advogado Túlio Bandeira (que chegou a ser candidato ao governo do Estado do Paraná) – foi preso preventivamente na última terça-feira (15), em ação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná. A operação é um complemento da Operação Fim de Feira, que investiga crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, crimes contra licitações, falsidade ideológica e estelionato praticados em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em decorrência da Operação Sinecuras, já foram presos vários membros da organização criminosa, incluindo dois ex-prefeitos, três vereadores e sete ex-vereadores. Todas as denúncias relacionadas às três fases da operação foram recebidas pelo Judiciário – os processos estão em fase de citação dos investigados.

A operação investiga, entre outros crimes, pagamentos a vereadores e ex-vereadores, feitos por pelo menos três empresas que tinham contratos com a prefeitura, para compra de apoio a projetos do Executivo de interesse das empresas. Os valores pagos mensalmente giravam em torno de R$ 120 mil, e o acordo em troca de apoio permitia aos vereadores a indicação de pelo menos cinco servidores para ocupação de cargos em comissão na prefeitura (alguns vereadores chegaram a indicar ocupantes para 11 cargos comissionados). A situação durou de janeiro de 2013 a julho de 2016, totalizando pagamentos de aproximadamente R$ 5 milhões, segundo as investigações.

- Anuncie Aqui -