Estado vai ofertar formação profissional para detentos

Serão sete cursos de Formação Inicial Continuada para 409 presos de várias unidades. Os cursos serão promovidos por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR).

 

O Governo do Paraná, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), vai ofertar cursos e formação profissional para presos dos regimes fechado e semiaberto. A proposta é inédita no Estado e está em fase de homologação pelo Ministério da Educação.

Serão sete cursos de Formação Inicial Continuada, com duração de 160 a 200 horas, por meio do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A previsão é de que as aulas iniciem no segundo semestre.

Os presos receberão a formação em Assistente Administrativo, Operador de Computador, Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos, Organizador de Eventos, Assistente de Logística, Assistente de Construção Civil e Assistente de Costura. “Percebemos essa oferta como um resgate da cidadania do detento, uma maneira de inseri-lo novamente na sociedade com oportunidades e dignidade”, disse a secretária da Educação, Lucia Cortez.

Os presos do semiaberto terão aulas no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Theodoro de Bona, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Já para os detentos do regime fechado as aulas serão na própria unidade penal.

São 409 vagas destinadas a detentos da Penitenciária Estadual de Piraquara II, Colônia Penal Agroindustrial do Paraná, Penitenciária Feminina do Paraná, Penitenciária Central do Estado, Casa de Custódia de Piraquara e Penitenciária Federal de Catanduvas. “Precisamos preparar essas pessoas para que, ao saírem em liberdade, possam ter condições efetivas de reinserção no mercado de trabalho, de forma digna e qualificada”, afirma o diretor do Depen, Francisco Caricati.

CATANDUVAS – O Departamento de Educação e Trabalho (DET) da Secretaria da Educação está elaborando uma proposta pedagógica para oferta dos cursos para os presos da Penitenciária Federal em Catanduvas, no Centro-Sul do Estado.

- Anuncie Aqui -