Bairro Xaxim recebe mutirão de limpeza na próxima semana

O bairro Xaxim recebe um mutirão de limpeza nos dias 28, 29 e 30 de maio, a partir das 9h. A nova etapa da iniciativa Curitiba Sem Mosquito é uma ação integrada entre a Regional Boqueirão e as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Meio Ambiente (SMMA), Setran e Obras Públicas (Smop).

O principal objetivo é combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, febre amarela, chikungunya e zika. A região escolhida foi a Vila Maringá, no Xaxim, que compreende aproximadamente mil residências.

As equipes do Meio Ambiente passarão pelas casas recolhendo qualquer material inservível que possa acumular água, como pneus, vasilhas, garrafas e móveis. “Também será feito um trabalho de conscientização da população sobre o tema”, afirmou Alessandro Presznhuk, coordenador técnico da Regional Boqueirão.

Diversos serviços

A ação promoverá ainda outros serviços. O Distrito de Manutenção Urbana local (DMU) fará a drenagem de caixas de captação e meio-fio, e o Departamento de Pontes e Drenagem disponibilizará uma equipe para fazer a limpeza do Córrego João Batista Zagonel Passos e do Ribeirão dos Padilhas.

A Setran participará com remoção de veículos abandonados nas ruas e nas margens de rios e córregos. Além disso, a Guarda Municipal apresentará um teatro de fantoches, voltado para a conscientização das crianças, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) David Carneiro.

“Aproveitamos a oportunidade para agregar mais serviços e tornar a ação mais completa”, disse Presznhuk. A operação terá início às 9h de segunda-feira (28/5) na Rua Arthur Muller, esquina com a Rua Abrão Winter.

Curitiba Sem Mosquito

A ação Curitiba Sem Mosquito, iniciativa das secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, já garantiu, desde o ano passado, o recolhimento de mais de mil toneladas de entulho em bairros como Pinheirinho, Tarumã, Lindoia, CIC, Parolin, Bairro Alto, Boqueirão, Butiatuvinha e Tatuquara.

Entre outros serviços, os agentes da saúde fazem trabalhos de conscientização com os moradores e recolhem materiais inutilizados que possam servir como criadouro para o mosquito da dengue.

- Anuncie Aqui -