Campanha por separação do lixo toma calçadão da Rua XV de Novembro

O prefeito Rafael Greca deu início à carrinhada de sensibilização para a reciclagem do lixo realizada nesta segunda-feira (11/6), no Centro. A carrinhada teve participação de cerca de 600 catadores de material reciclável e saiu da Praça Osório.

Greca destacou a importância das Associações de Catadores para a cidade e para o meio ambiente. O evento faz parte da campanha de divulgação sobre reciclagem feita pela Prefeitura.

“As 800 famílias que fazem parte desta cadeia produtiva do lixo, a verdadeira cidade industrial do lixo, melhoram o nosso meio ambiente e são amigas de Curitiba”, disse ele, referindo-se aos integrantes das 40 associações credenciadas ao programa Ecocidadão.

O evento, que seguiu com uma caminhada dos participantes pelo Calçadão da Rua XV, faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. “Quero que Curitiba acolha sempre com muito carinho cada catador e cada catadora”, salientou o prefeito.

Aumento da separação

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, contou que com um mês de campanha educativa nas redes sociais e na televisão, o índice de separação de material reciclável aumentou em 12%. “Tivemos mais de 240 mil visualizações apenas nas redes sociais, isso nos dá a dimensão da importância que tem esse trabalho”, disse ela.

Como representante dos catadores, a presidente da Catamare, Maria José de Oliveira Santos, conhecida como Lia, contou que foi a primeira vez que os catadores foram incluídos nas imagens de campanhas pela reciclagem. “Só podemos agradecer pela parceria e por este trabalho grandioso que vem sendo feito, sem esquecer de quem bota a mão no lixo”, reconheceu.

O evento também foi bastante elogiado pelos participantes. Para o carrinheiro Adir Prestes, da Cooperativa do Parolin, é a maneira de chamar mais a atenção das pessoas. “O certo é colocar em sacos separados e dar a destinação correta, tem gente que não sabe da importância da reciclagem”, disse.

João de Moraes, que trabalha com fundição e estava caminhando pelo calçadão, gostou da iniciativa. “Eu já separo, mas depois de conversar com o pessoal que recebe esse material, vou ser ainda mais cuidadoso”, afirmou.

O programa

Lançado em 2007, o Ecocidadão tem origem no Carrinheiro Cidadão, idealizado em 1993 pela primeira-dama Margarita Sansone, durante a primeira gestão de Rafael Greca como prefeito. Foi o início do reconhecimento de que há uma cadeia produtiva no descarte de resíduos recicláveis.

A ideia continua sendo melhorar a qualidade de vida dos catadores da cidade e fortalecer a rede de coleta e separação. Cada associação participante recebe remuneração conforme a quantidade de material recebido, valor que é utilizado para suprir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados nos barracões.

O Ecocidadão também vai ser beneficiado pelos recursos do Fundo de Saneamento Básico, com o repasse de R$ 2 milhões para a manutenção dos barracões. Estes recursos estão contemplados no novo contrato de saneamento assinado pela Prefeitura com a Sanepar.

Jardins de Mel

Com as crianças da Escola Municipal Colombo, o prefeito também falou da importância das abelhas nativas sem ferrão na conservação da biodiversidade. A Praça Osório é o mais novo endereço do projeto Jardins de Mel da Prefeitura de Curitiba. Agora, mesmo quem passa apressado por ali, vai poder conhecer um pouco mais sobre as abelhas mandaçaia, jataí e mirim.

Iniciado em setembro do ano passado, o projeto já conta com colmeias em sete locais da cidade – Parque Barigui, Jardim das Sensações (no Jardim Botânico), Casa de Acantonamento (no Zoológico), Museu de História Natural do Capão da Imbuia, Bosque Reinhard Maack, Parque Tingui e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Neste ano, outros 14 devem ser instalados na cidade.

O projeto tem um viés educativo bastante forte, com a participação de alunos e professores da rede municipal. Mais de 2 mil alunos já participaram das atividades, além dos professores e funcionários das escolas.

Biodiversidade

Na programação desta segunda-feira (11/6), o prefeito também visitou a Feira do Meio Ambiente, que é montada todos os anos no calçadão. A exposição conta com ações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e outros parceiros e pode ser visitada até a próxima quarta-feira (13/6), das 9h às 17h.

“Nesta comemoração, o calçadão da Rua das Flores ganha um pavilhão de História Natural e outras ações com 14 instituições que promovem a natureza e a vida selvagem”, destacou o prefeito. Segurando um tamanduá mirim taxidermizado, ele ainda lembrou da campanha da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil pelo Ano do Tamanduá, que chama a atenção para a preservação das espécies existentes no Brasil.

Presenças

Participaram do evento os secretários municipais do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, do Abastecimento, Luiz Gusi, e da Educação, Maria Silvia Bacila, e os administradores regionais da Matriz, Dirceu de Matos, de Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima, e do Boqueirão, Ricardo Dias. Os vereadores Julieta Reis e Mauro Bobato também acompanharam o evento, assim como equipes do Meio Ambiente e da Educação.

- Anuncie Aqui -