Bons hábitos alimentares começam desde muito cedo

Ter uma rotina alimentar saudável desde a infância, proporcionará uma excelente qualidade de vida

Evitar que os pequenos ingiram alimentos não saudáveis é complicado, pois a grande maioria prefere comidas desse tipo. Porém, a médica Márcia Simões, da Eden Clinic, em Curitiba, alerta que “a má alimentação e a falta de atividade física sem dúvida são os principais motivos pelo aumento da obesidade no Brasil e no mundo, hoje 10% das crianças brasileiras tem obesidade e a tendência nos próximos anos é que esse número aumente. Por isso o cuidado com a alimentação delas é primordial. As maiores queixas dos pais são sobre a resistência das crianças ao comer determinados alimentos e a interferência de outras pessoas que oferecem alimentos não saudáveis para elas”.

Com isso, os pais devem estar atentos na alimentação. De acordo com a médica “para a criança o mais importante é a qualidade. Na maioria dos casos de sobrepeso somente a troca da alimentação industrializada por alimentos saudáveis como frutas, verduras, legumes, carnes, oleaginosas (castanhas, nozes, etc), dentre outros já é suficiente para regularizar o peso ou simplesmente conservar a saúde. Não havendo na maior parte dos casos a necessidade de racionamento do alimento saudável, pois a criança tem um alto gasto calórico diário”. Ou seja, ou invés de mudar radicalmente a alimentação, troque por opções saudáveis, assim a criança mudará os hábitos ruins para os saudáveis.

A atividade física é importante e indispensável, mesmo na infância, como ressalta a médica, “os exercícios físicos são extremamente importantes para o desenvolvimento saudável do corpo, mente e também da parte sociológica da criança que desenvolve laços e amizades como nos jogos e esportes, por exemplo. Para a criança as atividades devem ser divertidas e lúdicas para que ela sinta prazer e queira continuar praticando e leve isso para a vida adulta com a criação de um novo hábito que perdura por toda a vida”.

Assim, criar o hábito de atividade física é fundamental para o desenvolvimento da criança, em ambos os sentidos, sociais, mentais e físicos. De acordo com a médica, “crianças que praticam atividades frequentes tem menos chance de desenvolver obesidade e maior possibilidade de manter uma vida ativa quando adulta. Ótimas opções de exercício são jogos, esportes, natação, caminhadas em parques, andar de bicicleta dentre outros”. Não importa a atividade física, desde que a criança goste e tenha vontade de praticar.

- Anuncie Aqui -