Com o clima frio, Defesa Civil alerta sobre uso correto de aquecedores

As baixas temperaturas registradas nesta segunda-feira (9/7) devem continuar nos próximos dias, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Com o frio, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reforça dicas simples para garantir mais segurança e bem-estar.

“O uso de aquecedores deve ser monitorado e utilizado com muito cuidado. É imprescindível que o ar continue circulando mesmo com o aquecedor ligado, a partir de uma fresta de janela ou porta”, exemplifica o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro.

Segundo ele, uma causa comum de acidentes, que pode levar a pessoa a óbito por monóxido de carbono, é a queima de carvão vegetal para aquecer pequenos ambientes. “A queima de álcool ou outro combustível, frequentemente utilizado durante o inverno para aquecer ambientes residenciais como dormitórios e banheiros, produz a queima do oxigênio, podendo levar a pessoa à asfixia”, explica Ribeiro. Além disso, essa prática pode causar incêndios. Ingerir bastante líquido, de preferência quente, e usar creme hidratante para evitar queimaduras pelo frio são outras dicas da Defesa Civil no período de inverno.

Na outra ponta, os integrantes da estrutura da Defesa Civil de Curitiba estão prontos para o caso de serem acionados. “Enviamos o alerta meteorológico aos nossos colaboradores, que estão a postos para eventuais necessidades, com os respectivos equipamentos de identificação e proteção, que foram disponibilizados para as administrações regionais”, informa o coordenador da Defesa Civil. Se necessário, a população pode pedir apoio pelos telefones 199 (Defesa Civil), 156 (Central de atendimento ao cidadão) ou 153 (Guarda Municipal).

- Anuncie Aqui -