Últimos dias para aproveitar as feiras especiais da Osório e da Santos Andrade

Moradores de Macapá (AP), o casal Daniele e Marcelino Freitas aproveitou o frio desta segunda-feira (9/7), em Curitiba, para conhecer e saborear o tradicional quentão na Feira de Inverno da Praça Osório.

“Já estou no meu segundo copo e vou parar por aqui, pois ainda quero visitar outras atrações de Curitiba, como o parque Tanguá, que me disseram é muito bonito, antes de embarcar para o Amapá no fim do dia”, contou o advogado, que aprovou a organização e variedade de produtos oferecida no espaço do Centro. “Além disso, vou levar dois quilos de pinhão para casa.”

Feira especial de Inverno na Praça Osório. Na imagem, o casal Daniele e Marcelino Freitas, turistas de Macapá (AP) tomam quentão. Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Assim como o casal do Norte do país, outros turistas e moradores da capital ainda podem aproveitar os últimos dias das Feiras Especiais de Inverno da Prefeitura, que fazem parte do Inverno em Curitiba – Aqueça sua Programação.

São dois pontos, nas praças Osório e Santos Andrade, que vão funcionar até o próximo sábado (14/7). As feiras contam, ao todo, com 72 barraquinhas (61 na Osório e 11 na Santos Andrade) e são um convite para garimpar artesanato e vestuário (cachecóis, luvas, toucas, pantufas, pijamas, blusas e roupas de festa caipira, além de itens de decoração e com temas de Curitiba).

Nos locais também não faltam opções culinárias para degustação na hora e de artesanato gourmet, como pães, geleias, mel, chocolate, bolachas e biscoitos – além de pinhão e quentão.

Agasalhos
Para amenizar as baixas temperaturas, a artesã Rosângela de Lara Born de Oliveira está oferecendo na feira da Osório tocas, turbantes, cachecóis, golas e o grande sucesso desta estação, as tocas com cachecol. “As pessoas estão adorando esta peça, que protege tanto o pescoço como a cabeça”, conta ela, que confecciona seus produtos em um ateliê no Pilarzinho.

As polainas e sapatilhas em tear e tricô, criadas por Arcilene Machado, também estão chamando a atenção dos visitantes do ponto no centro.  “Temos uma freguesia fiel, que sabe que nossos artigos são 100% manuais e de acordo com a estação do ano”, reiterou a artesã, que também produz golas, toucas e cachecóis.

Comidinhas
As Feiras de Inverno de Curitiba também oferecem bancas repletas de comidinhas e bebidas que são a cara do inverno, como quentão, milho cozido e pinhão, além de opções gastronômicas de diversas regiões do Brasil e do mundo, como acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas e polpeta.

Moradora de Fazenda Rio Grande, a vendedora Jacira Costa, 56 anos, convidou a mãe, Maria Santos, 78 anos, para passear no Centro da capital e fazerem juntas um programa típico de todo inverno para elas: comer pastel na feira da Osório. “Tudo é fritado na hora e é muito bem feito. Além disso, a gente sempre vem aqui na feirinha para ver os produtos das barracas”, conta Jacira, que estava na dúvida se levava um cachecol ou uma gola de tricô nova.

Na banca da Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Oswaldo Cruz II (Amacoc II), Vanessa Glomba comercializa pinhão, quentão e sopa de pinhão.

“Tudo é preparado com muito carinho, pois há alguns anos participamos da feira aqui na Osório. Nossa sopa, por exemplo, além de pinhão tem carne desfiada, calabresa, salsinha e muitos temperos. Venham saborear”, convidou a jovem. Todo o recurso arrecadado com a venda dos pratos servidos pelos voluntários da Amacoc II é revertido para ações desenvolvidas pela associação, que presta assistência a crianças e idosos carentes e em situação de risco social na CIC.

Barraquinhas de artesanato para decoração também têm espaço nas Feiras Especiais de Inverno da Prefeitura.

Entre as peças da artesã Maria de Lourdes Wizenffat Aguiar, os coloridos bonecos espantalhos são os mais procurados. “Além de darem um toque divertido na casa ou no jardim, ainda têm uma funcionalidade, pois podem ser usados como peso de porta”, salienta a moradora da Barreirinha, que também confecciona em seu ateliê trajes de festa caipira.

Inverno em Curitiba
As feiras da Osório e Santos Andrade fazem parte do Inverno em Curitiba – Aqueça sua Programação. Até setembro, um calendário especial da capital reúne opções de passeios e programas culturais e de gastronomia e é um convite para sair de casa ou do hotel.

A lista de atrações é extensa e há várias atrações gratuitas. Confira a programa atualizada no site.

Serviço
Feiras Especiais de Inverno de Curitiba

Data: até 14 de julho
Locais: Praças Osório e Santos Andrade, no Centro
Horários: Na Osório, as barracas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 21h. Na Santos Andrade, haverá feira de segunda a sábado, das 10h às 20h.

- Anuncie Aqui -