Arqueólogos encontram mais ruínas de Betsaida, cidade onde Jesus viveu Sem avaliações ainda.

(Foto: Hanan Shapir)

Antiga vila de pescadores é a terra natal dos apóstolos Pedro, André e Felipe

Arqueólogos descobriram o portão de entrada para a cidade bíblica de Betsaida durante escavações realizadas nas colinas de Golan nas últimas duas semanas. As primeiras imagens foram publicadas neste domingo (8) pelo Conselho Regional de Golan.

Um grupo de 20 arqueólogos de todo o mundo, juntamente com o diretor do Projeto Betsaida, Dr. Rami Arav, conduziram novas escavações em duas áreas diferentes, encontrando as ruínas dos portões da cidade. Todo o trabalho é coordenado pelo Hebrew Union College, em Jerusalém.

A antiga vila de pescadores é mencionada várias vezes no Novo Testamento. Terra natal dos apóstolos Pedro, André e Felipe (João 1:44). Jesus também morou algum tempo naquele local, onde acredita-se que alimentou milagrosamente uma multidão de pessoas com cinco pães e dois peixes.

Chamada de Zer antes do domínio romano no primeiro século antes de Cristo, as descobertas agora de seu real tamanho e a riqueza, mostrada pelas impressionantes fortificações, confirmam que foi uma cidade importante, de valor estratégico.

“Não há muitos portões deste período encontrados em Israel. Betsaida era o nome da cidade durante o período do Segundo Templo, mas durante o período do Primeiro Templo era conhecida como Zer”, lembra o Dr. Arav, apontando para Josué 19:35, que menciona “as cidades fortificadas de Zidim, Zer, e Hamate, Racate e Quinerete”.

Arav começou a realizar escavações na área há quase 30 anos. Durante suas escavações, identificou partes da antiga Betsaida, a nordeste do Mar da Galileia. Multidões de peregrinos cristãos visitam o local todos os anos por causa de sua grande importância para o cristianismo. Porém agora os arqueólogos acreditam que as novas descobertas podem dar uma melhor ideia de como era a cidade.

Além dos portões, foi descoberto o piso de um templo romano construído pelo filho de Herodes, Filipe. No local foram encontraram moedas de ouro, jarros e até chaves de casa, além de um escudo que pertenceu a um soldado romano. Com informações Jerusalém Post

Fonte: noticias.gospelprime.com.br/

Deixe sua avaliação

- Anuncie Aqui -