As Próximas Eleições

Estamos a dois meses das eleições e o cenário está muito incerto. Os candidatos a Presidente da República são mais de 10. As pesquisas de opinião falam de preferidos, mas os números ainda vão mudar bastante.

Essas eleições vão ser marcadas pelas campanhas pelas mídias eletrônicas, principalmente pelas redes sociais. As mídias tradicionais, principalmente a televisão, vão influir pouco. Os jovens veem pouca televisão, jornais menos ainda.

Os candidatos ainda estão pensando em tempo de publicidade obrigatória na televisão. Estão vivendo num mundo antigo que não existe mais. Muitos são dinossauros candidatos a extinção. Não conseguirão sobreviver às mudanças que virão. A sua derrota nas próximas eleições será tão contundente que não terão mais voz ativa, passarão para a história.

Os vitoriosos logo se colocarão a trabalhar. Um novo Brasil precisa ser construído. A guerra do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com os chineses já desencadeou uma profunda transformação política e econômica no mundo inteiro. No Brasil, o aumento na produção de soja já começou. Logo os números do aumento da produção para a próxima safra vão surpreender todo o mundo, até os brasileiros.

É de nossa natureza fazer grandes transformações em pouco tempo. Ficamos parados muito tempo. De repente nos colocamos em movimento e recuperamos o nosso atraso de forma surpreendente. Isso já aconteceu diversas vezes no passado.

Hoje o mercado financeiro está falando muito do tabelamento dos fretes, que pode influenciar muito o preço futuro da soja. Isso logo será resolvido de uma forma ou de outra. O mais provável é que ele caia. Se continuar, logo os agricultores estarão entrando no ramo de transportes, comprando caminhões e fazendo o transporte da sua safra e trazendo os insumos. E os transportadores autônomos ficarão acuados pela falta de alternativas para sobrevivência. Caíram no engodo dos sindicatos, que juntos com os partidos de esquerda serão os grandes perdedores das próximas eleições.

É evidente que a solução definitiva é a ampliação da malha de transporte ferroviária, que está parada há décadas. A imobilidade dos governos anteriores em melhorar a infraestrutura de transporte é bastante conhecida. Só que agora o Brasil terá alternativas.

A China está muito interessada no aumento dos embarques de soja, milho e outros produtos agrícolas brasileiros. Ela tem tecnologia e capital para fazer grandes investimentos na infraestrutura no Brasil, o que ela estava esperando era um governo confiável, para poder investir mais no Brasil.

As próximas eleições vão dar ao próximo governo legitimidade. Isso é inquestionável. O Brasil vai amadurecer muito politicamente. A renovação vai ser profunda. Poucos políticos antigos vão sobreviver. A renovação será intensa.

A relação dos políticos com a população através das redes sociais será intensa. Cada passo será avaliado e criticado. Muitas injustiças também serão realizadas. Aos poucos, o novo sistema vai se depurando e afinando.

Os canais tradicionais de comunicação, televisão e jornais, perderão muito da sua influência. O que vai renascer será o rádio. As pessoas ficam muito tempo presas no trânsito dentro dos seus carros ouvindo rádio.

O grande perdedor serão os jornais. Muitas poucas pessoas irão ler jornais, mesmo na forma digital. As notícias nas redes sociais, principalmente as fakes news, terão um grande espaço. Viveremos uma era de grandes boatos. De notícias distorcidas e contrainformação.

Isso já aconteceu no passado com os tabloides marrons, e com a imprensa chapa-branca. Tudo é aprendizado. As redes sociais também passarão por uma fase de depuração. Hoje elas estão dominando a formação da mentalidade da população mais jovem. É uma geração que quase não leu. Que tem uma formação muito superficial de tudo.

É essa população que vai eleger os novos políticos. Que depende de gestos extravagantes para aparecerem nas mídias socais. É isso que vai acontecer intensamente nos próximos dias. Os memes serão os grandes formadores de opinião.

A destruição das reputações políticas será muito rápida. Novos salvadores da pátria vão nascer do nada. As pesquisas de opinião sempre andarão atrasadas, tentando justificar os seus erros. Estamos entrando numa nova era, o Brasil está se transformando rapidamente, para melhor ou pior ninguém sabe. O Brasil não sairá o mesmo das próximas eleições.

- Anuncie Aqui -