Atividades de trânsito envolvem três mil pessoas perto das escolas

Mais de três mil pessoas já participaram das atividades desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito (EPTran) na volta às aulas do segundo semestre.

Realizadas em todas as regionais desde o dia 2, as ações continuam na próxima semana (cronograma abaixo) e são de cunho educativo, com orientações a crianças, responsáveis e motoristas que circulam nas proximidades das escolas e CMEIs.

Os agentes de trânsito fazem dois tipos de trabalho. Um deles acontece na saída das escolas, com pais e estudantes – que chegou a um total de 1.117 abordagens na primeira semana da volta às aulas.

Já o outro trabalho é de conversa rápida e entrega de material com orientações a condutores que passam pela rua das escolas, o que totalizou 1.959 pessoas participantes. Entre elas, está o frentista Alifi Barbosa, que aprovou a iniciativa. “Sempre aprendemos alguma coisa nova”, disse o condutor, que lamentou que a consciência sobre a responsabilidade não seja de todos os motoristas. “Ao mesmo tempo que muitas pessoas levam em consideração o que é dito pelos agentes, outros não respeitam”, completou.

A falta de concentração de muitos condutores ao dirigir foi observada pelo motorista de caminhão Valdinei Franzino, ao conversar com os agentes da EPTran. “A gente vê que as pessoas não respeitam, não dão a preferência, cruzam a pista e não dão sinal, então é muito importante essa blitz”, opinou.

Para o policial militar Gilmar de Castro, que passou com o seu carro particular pelo local da abordagem no Sítio Cercado, ações como esta devem ser intensificadas. “Vemos muitos acidente envolvendo crianças próximo a colégios”, apontou.

A sensibilização para o tema conta com a participação da Guarda Municipal Mirim, além dos agentes de trânsito, e já passou pelas regionais Matriz, Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru e CIC.

A abordagem educativa no trânsito acontece das 9h às 10h30 e das 14h30 às 16h. No horário de saída das aulas (11h50 e 16h50), a conversa com os pais e responsáveis pelas crianças.


Próximas atividades de educação para o trânsito

13/8 – Regional Pinheirinho 
Escola Municipal Elevir Dionísio (Rua Capitão José Maria Sobrinho, 1.382 – Fanny)

14/8 – Regional Portão 
Escola Municipal Miguel Krug (Rua Morretes, 1.115 – Portão)

16/8 – Regional Santa Felicidade
Escola Municipal Ana Hella (Rua José Hella, 93 – Vista Alegre)

17/8 – Regional Tatuquara 
Escola Municipal Professor Osvaldo Arns (Rua Odir Gomes da Rocha, 546 – Tatuquara)

*As ações no período da manhã têm a participação da Guarda Mirim.

- Anuncie Aqui -