Projeto prevê preservação de viaturas históricas do Corpo de Bombeiros

Na imagem, prefeito Rafael Greca durante visita ao Corpo de Bombeiros. Foto Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca se reuniu, nesta quinta-feira (11/10), com o tenente coronel Samuel Prestes, comandante do 1º grupamento do Corpo de Bombeiros, para tratar do projeto de preservação das viaturas históricas do Corpo de Bombeiros, por meio de leis de mecenato e de incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba.

As viaturas, datadas de 1909, 1912, 1929, são antigos carros ingleses Merry Weather, com pneus maciços e sinos de bronze. Há também uma outra viatura, de 1950. “São viaturas que encantam a população sempre que desfilam”, disse o prefeito Rafael Greca.

Na ocasião também foi estabelecida uma parceria para que as crianças da rede municipal de ensino visitem o Corpo de Bombeiros para uma aula histórica sobre a corporação. “É uma aula motivacional para despertar também a vocação de meninas e meninos para salvar e resgatar vidas, para despertar o amor dos curitibinhas para essa corporação que é um dos orgulhos de Curitiba e do Paraná”, disse Greca.

O prefeito lembrou a história dos bombeiros, na cidade, que começou com o trabalho voluntário de funcionários da cervejaria da Sociedade Teuto-Brasileira de Operários. “O sinal do combate ao fogo era feito com o sino da igreja alemã do Bom Jesus e usavam as carroças das cervejarias. Depois o Corpo de Bombeiros foi criado em 8 de outubro de 1912”, recorda. O primeiro quartel era localizado onde hoje é a Biblioteca Pública. Funcionou nesse local até 1950, quando foi demolido para dar origem à rua Cândido Lopez. Hoje funciona na rua Nunes Machado.

- Anuncie Aqui -