Doenças periodontais podem afetar seu coração

A doença periodontal se constitui num processo infecto-inflamatório que afeta desde a gengiva até o osso que sustenta o dente na boca e muitas vezes é indolor, sendo diagnosticada pelo dentista.

A falta do uso do fio dental, a ausência de escovação após as refeições e o distanciamento de visitas regulares ao dentista podem aumentar o risco da pessoa desenvolver doença periodontal.

A crença popular de que os dentes “amolecem” e podem vir a cair nas pessoas idosas está errada.  Os dentes podem amolecer não porque a pessoa está velha, mas porque ao longo da vida esta pessoa não realizou sua higiene bucal de forma adequada nem visitou regularmente o dentista para o diagnóstico precoce de eventuais enfermidades e raspagens de cálculo (tártaro).

A doença periodontal pode aumentar ainda o risco de doenças cardiovasculares (doenças do coração), pois as bactérias presentes na gengiva, ossos e ligamentos da pessoa doente podem migrar ao coração por meio da corrente sanguínea.

Lembre-se, é muito melhor adquirir o hábito de passar fio dental e escovar os dentes após a ingestão de alimentos do que enfrentar no futuro todas as dificuldades estéticas, emocionais e funcionais que envolvem a perda de dente e outras doenças que podem estar associadas.

Cuidar da saúde bucal é mais do que um hábito. É qualidade de vida no presente e no futuro.

Karen Vivan Bernartt

Cirurgiã-dentista da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba

- Anuncie Aqui -