Organização Mundial da Saúde aponta que 40% da população dorme mal

Você é daqueles que pensam que o sono é um desperdício de tempo? Ledo engano. Apesar de a sociedade competitiva exigir cada vez mais produtividade, em que se prega que tempo é dinheiro, a falta de sono é que pode acarretar perdas e prejuízos para as pessoas. Um dos segredos para levar uma vida saudável é ter boas noites de sono, uma vez que dormir bem contribui para a melhora do metabolismo e previne doenças.

O sono não tem apenas a função de relaxamento e descanso para o corpo, como imaginamos. Durante oito horas, o mínimo recomendável, ele cumpre funções primordiais para o organismo. “Durante o sono são metabolizados diversos hormônios e enzimas que regulam o funcionamento do organismo. E o sono tem cinco fases, como fossem degraus. Os estágios do sono leve, sono profundo e a fase do sonho. A pessoa que normalmente não faz toda essa etapa prejudica o metabolismo”, afirmou o Dr. Atillio S. Melluso Filho, co-autor do livro Medicina do Sono e diretor do Centro de Distúrbios de Sono de Curitiba.

No ciclo do sono, durante o estágio 1 o sono é leve. No estágio 2, o sono torna-se mais profundo; nos estágios 3 e 4, também chamado de fase Delta, o sono atinge uma fase mais profunda e é nessa altura que o corpo se recupera dos esforços do dia. O estágio 5 do sono, também chamado de fase REM é caracterizado por alterações fisiológicas acentuadas, como respiração acelerada, maior atividade cerebral, movimentos oculares rápidos e relaxamento muscular. Nessa fase, a pessoa sonha.

Caso não se complete regularmente todo esse ciclo, a pessoa está sujeita a ter um desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo, condição que aumenta as chances do desenvolvimento de colesterol alto, doenças cardiovasculares e AVC – acidente vascular cerebral (derrame). E mais. “A pessoa pode provocar sérios problemas como pressão alta, fadiga, irritabilidade e ainda se sujeita a acidentes de trânsito, acidentes de trabalho entre outros”, alertou Dr. Atillio.

Entre os hormônios influenciados pelo sono está a insulina, que controla a glicose no sangue, a leptina, responsável pela saciedade, a grelina, responsável por estimular o apetite, e a somatotrofina, que age no crescimento.

Quase metade da população dorme mal

O problema da noite mal dormida é um pesadelo de proporção mundial. Dados da Organização Mundial da Saúde aponta que 40% da população do mundo não descansa o necessário e ainda apresenta algum dos mais de 80 distúrbios e síndromes listados pela Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono.

Por aqui, os dados também são alarmantes. Estudo feito pela Sociedade Brasileira do Sono realizado com 43 mil pessoas das principais capitais do País, apontou que 53,9% delas sofrem algum tipo de insônia e 43% permanecem cansadas no decorrer do dia.

Outra pesquisa recente, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), apontou que 69% dos brasileiros avaliam seu próprio sono como ruim ou insatisfatório, com problemas que vão desde a dificuldade para pegar no sono até acordar diversas vezes durante a noite.

Portanto, quando chegar a hora de deitar, não desperdice o tempo, pois seu corpo vai continuar produzindo, mesmo de olhos fechados.

 

Por: Dimas Rodrigues

DICAS DE COMO DORMIR MELHOR

–  Procure deitar sempre no mesmo horário.

– Deitar-se somente quando estiver com sono. Caso não consiga dormir em 15 minutos, levante-se e faça algo agradável (ler, escutar música).

– Evite o uso do celular antes de dormir, pode te deixar agitado ou concentrado por longo tempo. A luz do aparelho também pode prejudicar a visão e a qualidade do sono

– Utilize o quarto somente para dormir. Evite alimentar-se ou assistir TV na cama.

– A soneca é benéfica após o almoço, mas em curtíssimo período. Dormir à tarde pode comprometer uma boa noite de sono.

– Evitar exercícios físicos ou atividades mentais muito preocupantes próximos do horário de dormir.

– Não cochilar diante da televisão antes de deitar.

– Não prolongar o horário habitual de sono durante o final de semana.

– Manter temperatura ambiente (do quarto), ventilada e agradável.

– Não dormir de estômago cheio (evite refeições “pesadas”). Evite tomar café, coca-cola, ingerir chocolate e cigarro após o jantar até a hora de deitar-se.

– Verificar se não está tomando algum medicamento que possa provocar insônia.

– Não usar medicamentos hipnóticos sem receita médica e por período superior a três semanas.

- Anuncie Aqui -