Bilhetes escritos perto do final do período do Primeiro Templo revelam curiosidade

Pesquisadores analisaram o conteúdo das mensagens, dos tempos bíblicos de Judá

Um estudo da Universidade de Tel Aviv analisou, por meio de computação, cerca de cem cartas escritas à tinta em cerâmica – conhecidas como óstracos (foto). Essas cartas foram encontradas décadas atrás em uma escavação no forte de Arad, próximo ao Mar Morto, e são datadas de aproximadamente 600 anos antes de Cristo (a.C.), período do Primeiro Templo.

O conteúdo de parte das mensagens tratava de movimentações das tropas e alguns memorandos, como, por exemplo, pedidos para provisões do exército de Judá – em uma época um pouco antes de os reinos de Judá e Jerusalém serem destruídos pelo rei babilônico Nabucodonosor. O destinatário de parte dos escritos era Eliashib, responsável pelo estoque do forte de Arad, que tinha um quinto de hectare de área e abrigava aproximadamente 30 soldados. Um dos bilhetes pede para que Eliashib providencie farinha de trigo, vinho e óleo – eram anotações do dia a dia.

Para um dos líderes do projeto, o professor Israel Finkelstein, a análise surpreende, pois revela uma curiosidade: o grande domínio da escrita entre a população de Israel naquela época. Antes disso, imaginava-se que a leitura e a escrita não eram tão difundidas. Esse é um dos principais argumentos para os pesquisadores também acreditarem que a possível primeira compilação bíblica mais próxima do que conhecemos hoje tenha sido redigida nessa época.

Contudo, as principais pesquisas arqueológicas comprovam que a Bíblia, não importa o período em que tenha sido compilada a primeira versão, se manteve fiel em sua reprodução ao decorrer dos séculos.

Fonte: universal.org.br

- Anuncie Aqui -