Em quem cabe a nós confiar???

O mundo em que vivemos hoje é como um velho e bom ditado: Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come! Mas então o que é que devemos fazer? Se ficarmos a luta é grande, contudo, se corrermos o mundo descarrilha. Logo, a única e sempre alternativa que nos resta é lutar! Ficar para defender aquilo que ainda nos sobrou que é a nossa dignidade, pois o resto já se foi…

Quando lhes digo que o resto já se foi é por não podermos responder pelo nosso vizinho! Sim, pois nem mesmo em nosso vizinho podemos mais confiar. Se brincarmos até nossa casa ele já vendeu. Assim como os nossos políticos em quem depositamos a nossa confiança nas urnas em dias de eleições e sequer lembram-se de cumprir uma vírgula daquilo que prometeram! É mas como já disse por diversas vezes nesse espaço a mim concedido semanalmente de que tudo isso já nos havia sido dito pelo nosso Senhor Jesus há quase 1984 anos atrás!!!

Hoje em quem devemos confiar? Tão somente em nossas digníssimas mãezinhas e olha lá. Isto desde que as mesmas não tenham um revólver apontado para nossas cabeças sendo obrigadas a cumprir tal sentença. Ou quando não, aquelas que acabam trocando até mesmo seus filhos para se manterem ao lado de um homem! Sim, absurdo este que acontece as pampas em nosso querido Brasil Varonil…

Sim o resto é simplesmente o resto. Como ainda me lembro onde em remoto tempo tivemos uma promessa política de um sujeito que era tido como bam, bam, bam de Fazenda Rio Grande e sua palavra acabou como nada em uma lata de lixo! Aquele mesmo que dizia ter como seu tudo o seu nome, o CPF e sua família, acredito que nada mais ele deva ter, quanto mais a sua palavra!!!

Assim já diz a mais sabia e verdadeira Palavra existente na face da terra, a Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada: “Maldito o homem que confia no homem” Jeremias 17. 5. Esmiucemos então aquilo que quer dizer este versículo bíblico tão conhecido e importante para nós. “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR”  Jeremias 17.5.

Então o que seria este “confiar” que a Bíblia se refere? A continuação deste versículo nos explica: Se não existir da nossa parte “certa” confiança nas pessoas nenhuma relação subsistiria, por exemplo: Se não houver nenhuma confiança do marido para com a esposa ou vice-versa, você acha que essa relação vai muito longe? É obvio que não! Se não houver “certa” confiança entre o patrão e o empregado você acha que essa parceria vai dar certo? Não!

O que Deus nos adverte neste momento em sua Palavra é a respeito de fazer da carne mortal o nosso braço, a nossa força, a nossa fonte de recursos, porque quando isto acontece automaticamente a pessoa aparta o seu coração do Senhor. E eu te convido, oh nobríssimo leitor, a ver esta passagem de uma outra forma, pois sempre que lemos tendemos a interpretá-la somente com relação aos outros seres humanos (homens) e parece que nos esquecemos que o somos. Porque como o outro está sujeito ao erro eu também estou, como o outro pode pecar eu também posso, e neste aspecto podemos dizer que estamos todos no mesmo barco (dito popular), quer dizer, todos na condição de seres humanos.

Então poderíamos dizer: Maldito o homem que confia em si mesmo, e faz da carne mortal o seu braço… A realidade é que devemos ter um “pé atrás” com nós mesmos, afinal veja o que diz Jeremias 17. 9:  Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Este coração não é o órgão que bombeia o sangue para o nosso corpo, mas sim o nosso pensamento, a vontade humana, os sentimentos… Então como confiar plenamente em si mesmo? Não dá! Não sou eu que devo guiar, direcionar por mim mesmo a minha vida, mas permitir que Deus o faça!
Quantos pensam ser autossuficientes e no seu orgulho estão se afundando cada vez mais, quantos pensam que Deus é opcional e não essencial.

Assim, por ti mesmo te privarás da tua herança que te dei, e far-te-ei servir os teus inimigos, na terra que não conheces; porque o fogo que acendeste na minha ira arderá para sempre.” Jeremias 17.4. “Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.” Jeremias. 17. 6. O homem destrói a si mesmo pelo seu comportamento, suas escolhas. A semente por si só não chega a lugar nenhum, mas se plantada na terra e regada adequadamente, brota, nasce, cresce, e dá seu devido fruto. Ou seja, ela precisa disso, e o ser humano precisa de Deus!

Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.” Jeremias 17. 7-8. Todos os recursos que precisamos vem de Deus e não de nós mesmos. Reconheçamos que não podemos fazer da carne mortal nosso braço, nem em relação a nós e nem em relação aos outros! Nunca aparte seu coração de Deus, pois só Ele é digno de toda confiança. Aquele que é onipresente, onipotente e onisciente!

E tudo isso lhes é dado gratuitamente através da Santa Palavra de Deus. Leia a Bíblia enquanto ainda pode! Um forte abraço e Viva O Senhor Jesus!!!

 

- Anuncie Aqui -