Foi realizada na manhã da última terça-feira (15), uma reunião entre representantes da Prefeitura de São José dos Pinhais, do Ministério Público do Trabalho, trabalhadores e a empresa responsável pela limpeza pública no município, com o objetivo de discutir alternativas e caminhos para evitar a demissão de aproximadamente 140 funcionários.
A empresa Consórcio Urbana anunciou um programa de demissão voluntária em agosto, com o objetivo de ter uma adesão de até 40% dos funcionários, que devem optar pela demissão e poderão ser recontratados em janeiro de 2018.
“Foi nossa primeira reunião e acredito que será possível manter a maioria dos empregos. Uma segunda reunião foi marcada para o próximo dia 25 onde teremos novos desdobramentos das negociações”, adianta o prefeito Toninho Fenelon.
“Estivemos reunidos para juntos buscarmos um entendimento para conseguirmos postergar os contratos de trabalho dos servidores que prestam esse serviço no município”, informa o secretário de Meio Ambiente, Áriston Ghidin. “Há um esforço muito grande por parte do prefeito, que mesmo com a queda de arrecadação, está quase dobrando o valor que será destinado apara limpeza publica no ano de 2018”, destaca.
De acordo com Áriston, a empresa vai fazer um plano de demissão voluntária com a garantia e o aval do Ministério Público para que essas pessoas que estão sendo demitidas sejam readmitidas a partir de janeiro. “A próxima reunião com o Ministério Público do Trabalho é para que as partes consigam ajustar os termos entre sindicato, empresa e administração pública. É uma iniciativa conjunta no sentido de que todos busquem esforços para que os empregados tenham a garantia de retorno a partir de janeiro”, completa Áriston.
A limpeza pública é um contrato que envolve vários serviços: roçada, varrição de rua, poda de arvores, coletas de resíduos de construção civil, de resíduos sólidos e vegetais.