Agosto Azul na Boca Maldita incentiva o homem a cuidar da saúde

Abertura do evento Agosto Azul na Boca Maldita, Centro de Curitiba, para conscientização sobre a saúde do homem. - Curitiba, 24/08/2017 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba promove nesta sexta-feira (25) a mobilização Agosto Azul, na Boca Maldita, das 9h às 17h. A ação que iniciou na última quinta-feira passa orientações e presta serviço de prevenção às causas de adoecimento e morte de pessoas do sexo masculino, especialmente de 20 a 59 anos, faixa etária em que os homens costumam deixar a saúde em segundo plano. Os serviços são gratuitos e prestados em oito tendas dispostas na Boca Maldita. Os participantes receberão orientações sobre atividades físicas e nutricional; poderão medir o índice de glicemia e checar a pressão arterial; receber orientações sobre a saúde do trabalho e saúde mental (depressão, alcoolismo, uso de drogas); ter orientações quanto à saúde bucal para detecção de lesões indicativas de neoplasias ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), sobre os riscos do tabagismo e como participar do programa para parar do fumar; e fazer testes rápidos de HIV.

“Culturalmente, para o homem, procurar ajuda em saúde é sinal de fraqueza. Queremos mostrar que ao se cuidar e não hesitar em procurar ajuda é possível viver melhor”, destaca o coordenador da Saúde do Homem da Secretaria Municipal da Saúde, Homero Luis de Aquino Palma. “Nosso intuito é que o Agosto Azul seja um momento de alerta.”

Doenças cardiovasculares

As causas mais comuns de adoecimento e morte dos homens são doenças cardiovasculares (nos casos extremos, enfarte e acidente vascular cerebral, o AVC), que têm como precursores hipertensão, diabete e obesidade.

Os homens também são as vítimas mais frequentes de acidentes de trânsito e de trabalho, suicídios e crimes. “A maioria dos casos de doença e morte de homens seriam modificáveis ou até evitadas com diagnóstico precoce, medidas de prevenção, precaução e autocuidado”, explica Palma.

- Anuncie Aqui -