Antenado – Bastidores da política de Fazenda Rio Grande e nacional

Conta do lixo

Entre as indicações e requerimentos apresentado pelos vereadores de Fazenda Rio Grande na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira (21/08) destacamos o que solicita da Prefeitura e da empresa responsável pela limpeza e transporte de resíduos, o número de veículos utilizados na coleta, a quantidade de lixo recolhida, o valor pago pela tonelada e um relatório mensal do pagamento de janeiro a dezembro de 2016. Essas informações seriam bem-vindas para dar transparência nessa pesada despesa do município e que há muitos anos está nas mãos da Inova Ambiental. Aliás, o vereador também poderia incluir no requerimento, porque a empresa que apresentou o menor preço na última concorrência não foi habilitada para prestar esse serviço, mas sim, a Inova que apresentou uma proposta de quase R$400 mil a mais e saiu vencedora. Muito estranho isso.

Radar

Vamos aguardar ansiosamente a resposta do requerimento sobre o quanto é gasto com a coleta e o transporte de lixo em Fazenda Rio Grande, porque um outro, que trata sobre a compra de radares e quanto se arrecada com multas no município até agora nada.

Aliás, a empresa que vendeu os radares para o município tem em seu histórico, envolvimento em casos de corrupção com agentes públicos, mas continua prestando serviços para Fazenda Rio Grande. Em todo processo de licitação é solicitada certidões de idoneidade e capacidade técnica dos prestadores de serviço, mas nesse caso, quando essa empresa foi contratada em regime de urgência pelo município, essa exigência, pelo jeito, não foi levada em conta. Uma empresa que já teve o dono preso por corrupção nem deveria ser habilitada pelo município. Esse e outros contratos deveriam ser fiscalizados pelos vereadores, pois, se for a fundo, muita coisa irregular pode vir à tona.

Minuto de silêncio

A sessão também foi marcada pela quebra de protocolo do vereador Policial Batista que ao fazer uso da palavra, convocou outros vereadores – já dispersos da sessão, conversando na sala anexa à bancada – a reocuparem seus lugares para que fosse feita uma homenagem, com um minuto de silêncio, pela morte do policial militar Eduardo Lucas Verbinsky, 29 anos, brutalmente assassinado no último dia 17 de agosto, com 17 tiros quando estava de folga, jogando bola, em São José dos Pinhais. Verbinsky trabalhava no 17º Batalhão que atua em Fazenda Rio Grande e outras cidades da RMC e estava menos de dois anos na corporação.

 

Minuto de silêncio II

Se na Câmara de Fazenda Rio Grande o minuto de silêncio foi justificado, em outra Casa de leis, no interior do Paraná, esse respeitoso gesto foi banalizado. Na sessão da última segunda-feira (21) ocorrida na Câmara Municipal de Apucarana, o vereador Gentil Pereira de Souza Filho (PV) pediu um minuto de silêncio pela morte de três cachorros na cidade. O pedido foi aceito pelo presidente da Casa e a reverência foi prestada. É o fim da picada.

- Anuncie Aqui -