Desfile da Independência no Pinheirinho deverá receber 35 mil pessoas no domingo

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) fará neste sábado (2/9) e domingo (3/9) o desvio de 25 linhas ônibus que circulam pela Avenida Winston Churchill e entorno, onde acontece o Desfile Cívico do Pinheirinho. Foto:Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)

Com temática associada ao Vale do Pinhão, será realizada neste domingo a 18ª edição do tradicional desfile cívico-militar do Pinheirinho.

Cerca de 8.000 pessoas devem participar dos desfiles para um público estimado pela Administração Regional em 35.000 pessoas.  A avenida Winston Churchill  (próxima à Rua da Cidadania) receberá 25 bandas e fanfarras e aproximadamente 75 grupos representantes de escolas municipais e estaduais, Exército, Aeronáutica, núcleos de serviços da Prefeitura e entidades da sociedade civil (como Rotary, movimento negro, clubes de automóveis, Centro de Tradições gaúcha e outros).

Além de veículos de guerra, o evento vai contar com uma parada de estimadas 200 Kombis – 2 de setembro é o dia nacional da “velha senhora” dos carros brasileiros; o clube Rebulle, que reúne donos de Kombi, pretende bater o recorde sulamericano de maior desfile do modelo.

Segundo João Simões Cordeiro, administrador da regional Pinheirinho e coordenador do evento, a iniciativa este ano é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, Rotary Clube e Exército, com apoio de vários outros órgãos, como Associação Comercial do Pinheirinho, o Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar.

O Vale do Pinhão, que serve de mote para os desfiles, é uma iniciativa do prefeito Rafael Greca para estimular a instalação de empresas inovadoras e tecnológicas na cidade. “Curitiba está recuperando sua capacidade de inovar para voltar a ser referência nacional”, diz o prefeito.

Nessa linha, a Urbs, por exemplo, vai lembrar o histórico de inovação da capital na área do transporte público, levando para a rua quatro modelos de ônibus que marcaram diferentes fases do translado de passageiros.

Cordeiro explica que cada grupo participante do desfile decide a forma de apresentar o tema ao público no domingo. “Quisemos estimular a criatividade em torno de um projeto importante para resgatar a inovação que sempre marcou Curitiba”, diz o administrador.

“Teremos um grande mosaico da cidadania, com uma sinergia muito grande das divesas instituições que participam deste ato”, frisa ele. “A população terá apresentações muito marcantes.”

Serviço
Desfile Cívico no Pinheirinho
Dia 3 de setembro de 2017.
Local: Av. Winston Churchill, 2033 – entre Rua da Cidadania e rua Joaquim Simões.
Das 9 e 12h30.

- Anuncie Aqui -