Cães abandonados no terminal de Fazenda Rio Grande: convênio firmado prevê castração

A PUC – Pontifícia Universidade Católica e a Prefeitura de Fazenda Rio Grande assinaram convênio para coleta e castração de animais abandonados na cidade.

A estimativa é que existam em torno de 44 mil cães em Fazenda Rio Grande, grande parte em situação de rua.

Nesta terça-feira, 29 de agosto de 2017, o vereador Gilmar Petry, que acompanhou as negociações, esteve na garagem do Grupo Leblon, responsável por operar os ônibus municipais e metropolitanos que servem a população de Fazenda Rio Grande.

A empresa vai fornecer, se necessário, todas as informações necessárias sobre os cães que estão abandonados no terminal, cujo espaço é de responsabilidade da Prefeitura.

Além da segurança de passageiros e funcionários, a própria integridade dos cachorros é colocada em risco, já que a área é de alto tráfego de veículos pesados.

De acordo com o vereador, muito mais que ficar criticando, a ação visa encontrar uma solução para um problema que é de saúde pública.

“Não adianta ficar criticando ou fazendo alardes sem sugestões ou ações. Acreditamos que não haverá uma solução da noite para o dia. A questão dos cães abandonados é um problema de saúde pública em Fazenda Rio Grande e, com este convênio, nós vamos até a raiz da questão, que é evitar que a população canina sem amparo aumente. Inicialmente serão castradas as cadelas. Fico feliz com esse contato e apoio do Grupo Leblon de Transporte” – disse o vereador.

Gilmar Petry diz que ao colocar os alarmes para afastar os cães somente das áreas de circulação de passageiros e dos ônibus, a Leblon tentou achar uma solução para o problema.

A medida foi revertida após ter se mostrado pouco viável.

Os cães que forem recolhidos pela prefeitura serão destinados à ONG DNA Animal, que receberá os recursos públicos para cuidar dos animais.

Periodicamente, haverá feiras de adoção.

Também será feita castração de animas pertencentes a pessoas de baixa renda que, nos próximos dias, poderão fazer cadastro na Secretaria do Meio Ambiente.

O animal será cadastrado e a pessoa terá de se responsabilizar por ele. Periodicamente, os técnicos da secretaria irão até às casas das pessoas beneficiadas para ver se ainda estão cuidando dos animais.

Apesar de a questão dos cães no terminal ter ganhado polêmica no início do mês de agosto, o problema é na cidade inteira, por isso que a ação vai abranger todo o município.

 

Grupo Leblon Transporte de Passageiros

- Anuncie Aqui -