São José dos Pinhais realiza Dia D de multivacinação nesse sábado

Todas as Unidades Básicas de Saúde de São José dos Pinhais estarão funcionando amanhã (16) em função do Dia D da campanha de multivacinação que acontece em todo o território nacional. O objetivo é vacinar crianças e adolescentes contra doenças infectocontagiosas como meningite, coqueluche, sarampo, rubéola, entre outras.

“O Dia D é realizado para que as mães, que não podem em dias normais, possam levar seus filhos para serem imunizados. Nós temos uma população muito suscetível socialmente a algumas doenças e é importante essa conscientização”, explica a enfermeira da Divisão de Epidemiologia do Município, Silvana Carvalho.

Anualmente, o Ministério da Saúde define e organiza uma campanha de multivacinação. Neste ano, desde segunda-feira, dia 11 de setembro, a campanha está sendo realizada e acontece até o dia 22. Todas as Unidades Básicas do Município são aptas. O objetivo da campanha, que acontece em todo o país, é de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes em todo o território nacional.

Para Silvana, “é um controle que as secretarias de Saúde Pública têm. Atualmente, nosso país está livre de epidemias de sarampo e de rubéola, inclusive recebemos um certificado da Organização Mundial da Saúde. Mas, como sempre circulam estrangeiros por aqui, é importante vacinar e conscientizar a população para que não haja novos surtos e epidemias dessas doenças”, explica.

SERVIÇO

O que? Dia D de Multivacinação.

Quando? Sábado, dia 16 de setembro.

Aonde? Todas as Unidades Básicas do Município.

- Anuncie Aqui -