Guarda Municipal prende dupla em fuga acusada de praticar “saidinha de banco” em Curitiba

Equipes da Guarda Municipal prenderam dois homens por roubar um empresário que se dirigia a uma agência bancária, no bairro Tatuquara, para fazer um depósito, nesta segunda-feira (18/9). A moto dos assaltantes, uma pistola calibre 58, 15 munições e R$ 33 mil em dinheiro foram apreendidos com os homens.

Os suspeitos presos, de 41 e de 50 anos, fazem parte de uma quadrilha especializada em roubos conhecidos como “saidinha de banco”. Os dois já tinham antecedentes criminais por roubo e um deles era foragido da Colônia Penal Agrícola, unidade prisional de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Uma equipe da Guarda Municipal fazia patrulhamento pela região, quando os agentes viram o assalto na esquina das ruas Odir Gomes da Rocha e Engenheiro João Kloss. “Os suspeitos tentaram fugir. A equipe da Guarda iniciou o acompanhamento tático e solicitou apoio de outras viaturas próximas”, conta o diretor-geral da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso.

Os dois homens foram abordados próximos ao Contorno Sul, pouco depois de caírem da moto. Por conta da queda, eles foram inicialmente encaminhados ao Hospital do Trabalhador e, na sequência, para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

“A vítima tem um comércio no bairro e a perda do dinheiro seria um prejuízo grande”, acrescentou o diretor da GM. “Nossa orientação é que as pessoas fiquem sempre atentas ao entrar e sair dos bancos, sem manusear dinheiro em locais públicos e prestando atenção à movimentação ao redor”, alertou Cardoso.

Quadrilha desmantelada

O trabalho conjunto da Guarda com a Polícia Civil possibilitou desmantelar a associação criminosa especializada em roubos a clientes de bancos. A quadrilha era formada, predominantemente, por criminosos vindos de São Paulo, de acordo com o delegado do 1º Distrito Policial de Curitiba, Gil Tesserolli. Ainda segundo a Polícia Civil, as mesmas pessoas estão envolvidas em, pelo menos, outros 14 crimes da mesma modalidade registrados na capital.
“A nossa investigação começou há alguns meses, devido a uma ação da Guarda Municipal, que acabou evitando um roubo no Centro. Na ocasião houve confronto e o suspeito acabou morrendo. A gente começou a identificar essas pessoas, veículos que usavam, até que, na última sexta-feira, houve a localização de uma parte do grupo, no Centro”, lembra o delegado. No dia, houve tiroteio entre polícia e suspeitos.

“Mesmo com a troca de tiros dias antes, eles voltaram a agir nesta segunda-feira e foram presos com a mesma moto utilizada na fuga da semana passada.”
Modus operandi

A quadrilha utilizava uma pessoa que entrava na agência bancária e observava a movimentação, até detectar alguém que fizesse um saque de alto valor. “Com a saída desse cliente, os criminosos começavam a segui-lo, principalmente com motocicletas, abordavam a vítima e a roubavam”, explica Tesserolli.

 

- Anuncie Aqui -